Jovens de comunidades do Rio se formam em programa de mentoria

Jovens de comunidades do Rio se formam em programa de mentoria

12 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Uma parceria do Cedaps com a Embelleze, ação faz parte do programa Jovens Construtores

Foi encerrada com sucesso a primeira parceria entre o Centro de Promoção e Saúde (Cedaps), Embelleze, FESA e o Instituto C.R.O.M.A. Vinte participantes, de 17 a 25 anos, da iniciativa Jovens Construtores, idealizado pelo Cedaps, se formaram em um programa de mentoria, oferecido pela empresa de cosméticos e com apoio financeiro da Prudential.

O programa Jovens Construtores é uma tecnologia social voltada à formação de jovens, originalmente concebida pela organização YouthBuild e implementada, no Brasil, pelo Cedaps, com assessoria do YouthBuild International. A missão é contribuir para o crescimento pessoal e profissional de moradores de favelas e periferias, associada à mobilização e ao desenvolvimento de famílias, organizações e comunidades.

Durante três meses, moradores de várias regiões do Rio de Janeiro construíram um plano de carreira com o apoio de profissionais da área que desejam seguir profissionalmente.

“Nessa parceria com a Embelleze, o objetivo foi conectar os jovens atendidos pelo nosso programa com os profissionais da empresa e dar insumos para que eles conseguissem desenvolver um planejamento profissional e conhecer suas próprias habilidades. Os mentores receberam capacitação da FESA e do Instituto C.R.O.M.A. Ficamos muito felizes com o resultado”, afirma Melissa Abla, coordenadora de projetos do Cedaps.

Entre as atividades realizadas pelos participantes, estava incluída visita à fábrica da Embelleze, em Nova Iguaçu, município do Rio.

“A mentoria superou totalmente as minhas expectativas. Cada encontro e as atividades passadas só me ajudaram na escolha profissional. Dessa oportunidade, vou levar a maneira de enxergar a vida. Independentemente da situação atual ou do problema que possa aparecer no meu caminho, preciso seguir em frente. Costumo sempre falar essa frase: ‘O sucesso é para os atrevidos’. O que se atreve a prosseguir, mesmo com pouca chance de sucesso, é o futuro campeão. Só chega ao pódio quem entra na competição”, diz o jovem Thiago Magalhães, morador da Mangueira.

Para a jovem construtora de Del Castilho Thalyta Cunha, o programa de mentoria foi um divisor de águas. “Como a minha mentora também era da área de saúde, assim como eu, ela me passou pontos-chave que precisava para incorporar ao meu trabalho. Na visita à fábrica, o que mais me marcou foi perceber que, se eu me dedicar, conseguirei chegar a um cargo de destaque, assim como as pessoas que conhecemos”, afirma.

Sobre o Cedaps

O Centro de Promoção e Saúde (Cedaps) promove a plena participação de comunidades populares nos processos de desenvolvimento e o aprimoramento de políticas públicas que atuam nesses territórios, contribuindo para a promoção da saúde, a garantia de direitos e a equidade.

RPM Comunicação Estratégica


Compartilhar