Cartão de crédito já não é um vilão, basta saber usar

Por Dora Ramos

O cartão de crédito sempre foi citado como um dos principais facilitadores para o endividamento dos brasileiros. Alto limite, juros, taxas e anuidades caríssimas fizeram dele um verdadeiro vilão do consumidor. O que muitos não sabem, no entanto, é que hoje ele pode já não representar mais uma ameaça para as finanças, graças às novidades relacionadas ao mundo do crédito, que, cada vez mais, surgem no mercado.

Uma delas vem chamando a atenção nas redes sociais. Trata-se do Nubank, o cartão de crédito com bandeira aceita no mundo inteiro, sem anuidade, tarifas e que tem uma fila de espera de 400 mil pessoas para se cadastrar. Esse é um exemplo de inovação ideal para aquele consumidor mais atento, que prefere abrir mão do crédito para não ter que pagar taxas exorbitantes aos bancos.

Desse modo, ter um cartão fica mais vantajoso, afinal, não podemos negar a sua utilidade, principalmente para compras maiores, que não têm condições de serem pagas à vista.

Claro que as velhas recomendações, como não assumir parcelas muito altas e de longo prazo, pagar sempre o total da fatura e não manter mais de um cartão, ainda estão valendo. Segui-las à risca pode garantir uma vida financeira saudável e não comprometer o orçamento mensal.

Seja consciente com as suas finanças! Elas influenciam a sua vida como um todo, por isso busque alternativas de crédito que não camuflem custos extras. É preciso entender que crédito e poder de compra são coisas bem diferentes, mas, infelizmente, muitas pessoas só notam isso quando colocam tudo na ponta do lápis ou quando já estão endividadas.

Aproveite as oportunidades que o mercado oferece e utilize o crédito da melhor forma. Lembre-se que ele pode ser um vilão ou um mocinho, tudo vai depender da opção contratada, do planejamento e da organização de suas contas.

Dora Ramos é educadora financeira e diretora da Fharos Contabilidade & Gestão Empresarial – www.fharos.com.br

Um comentário em “Cartão de crédito já não é um vilão, basta saber usar

  • 23 de julho de 2016 em 07:20
    Permalink

    I just want to mention I am just beginner to weblog and really enjoyed you’re web page. Very likely I’m want to bookmark your website . You definitely have terrific articles and reviews. Thanks for revealing your website.

Deixe uma resposta