Profissionais debatem gestão da gastronomia em evento que integra programação paralela do Balneário Saboroso

Com o intuito de debater a gestão da gastronomia no Brasil e principalmente na região, aconteceu na noite desta quinta-feira, 21, no Infinity Blue Resort & Spa, a Mesa Redonda “Gestão em Gastronomia – Oportunidades do cenário atual”.

O Presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, João Francisco Barão, que também é sócio fundador do Guacamole Cocina Mexicana e do Didge Steakhouse Pub mediou a troca de experiências, que também contou com a presença do Diretor Executivo da Abrasel de SP, Marco Amatti, do Presidente da Abrasel de SC, Raphael Dabdab e do proprietário da Pizza Bis e VP de Gastronomia do Convention Bureau, Roberto Kist.

Durante a noite foram apresentados dados do setor no Brasil e abordados temas como o planejamento, a importância do plano de negócios, do foco e da capacitação.

João Francisco Barão iniciou sua fala trazendo o dado de que apenas 15% dos donos de restaurantes realmente conhecem a linguagem da gestão e questionou quantos estão de fato preocupados em reaprender a forma de gerir seus negócios.  “Muitas vezes o negócios veio de família, e isso foi em uma geração em que o consumidor não era tão irrequieto, era mais acomodado. Mas os negócios mudam e essa é a principal questão que a gente quer focar nesta noite, do planejamento”, diz.

Na oportunidade, o consultor Marco Amatti abordou três conceitos básicos que precisam constar no planejamento de um restaurante, que são: produto, ambiente e atendimento. Para ele, entender o que o cliente busca também é fundamental. “É muito difícil manter o cliente, mas depois que você entende e utiliza os recursos disponíveis, como as redes sociais, é possível. Trazer cliente para dentro eu acho relativamente fácil, agora manter é muito difícil. É importante ter essa sensibilidade”, diz.

Rafael Dabdad citou uma pesquisa divulgada há pouco tempo que estuda as causas de mortes das empresas e lembrou que 55% dessas empresas não tinham um planejamento. Também abordou a importância de conhecer o cliente e principalmente a concorrência. “O que eu posso oferecer que o meu concorrente não oferece. Porque ele vai sair de casa e vir no meu restaurante? Eu acho que tudo começa com estas perguntas”, disse.

O empresário Roberto Kist trouxe toda a sua experiência de trabalho da Pizza Hut e agora como gestor da Pizza Bis, que atualmente conta com duas unidades em Balneário Camboriú. Para ele, quem quer crescer e superar a crise precisa de planejamento e muito trabalho. “O empresário não pode parar no tempo, se você parar, alguém vem e te passa. Você precisa estar sempre pesquisando, inovando e, principalmente, estar um passo a frente”, finaliza.

Roberta Watzko
Galeria de Imagens: Divulgação
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