Caravana do Esporte e Caravana das Artes chegam a Bauru, com esporte, arte e bem-estar


Siga-nos ... Siga-nos ... Sexta-feira, 09 de Setembro de 2016

Ações do Instituto Esporte & Educação e Instituto Mpumalanga, em união com a Plataforma Ação Saudável, da Mondelez, serão realizadas no Esporte Clube Noroeste, de 13 a 15 de setembro

São Paulo, (SP) Depois de seis etapas, agora é a vez de Bauru receber a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes. A partir de terça-feira (13), cerca de 3.500 crianças e adolescentes e 300 educadores e gestores de escolas públicas do município serão atendidos pelas ações do projeto, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), UNICEF e Instituto Mpumalanga, com parceria da ESPN e DISNEY. A Mondelez Brasil, que desenvolve o Programa Ação Saudável, patrocina o projeto.

A abertura oficial do evento em Bauru será na segunda-feira (12) , às 19h, no auditório da Faculdade de Odontologia da USP, na Cidade Universitária. Já a partir das 8h de terça-feira, a Arena da Caravana estará montada e aberta no Esporte Clube Noroeste, na Vila Pacífico. Serão oito miniestações esportivas, tendas de linguagens artísticas e a tenda do Cinema Disney/Caravana, além de oficinas e cursos para jovens e gestores de escolas. As atividades das Caravanas fazem parte da Semana da Educação Municipal de Bauru/2016.

Convidados muitos especiais do mundo do esporte, como Ana Moser, medalhista olímpica e presidente do IEE; o jogador Gustavo Grummy, da seleção brasileira de polo aquático; o técnico de basquete Antônio Carlos Barbosa, ex-comandante da seleção brasileira feminina; a ex-atleta Suzete Gobbi, capitã da seleção brasileira de basquete por 11 anos, além das equipes de vôlei feminino e de basquete masculino da cidade de Bauru.

Também será montada uma tenda do Programa Ação Saudável, onde serão oferecidas ações de saúde preventiva, como medição de peso e altura de crianças e cálculo de IMC para adultos, além de oficinas de hortas suspensas para incentivar hábitos saudáveis.

Enquanto as crianças aprendem e se divertem nas Caravanas, uma equipe de educadores do Instituto Esporte & Educação e do Instituto Mpumalanga ministrará uma formação com as metodologias de Esporte Educacional e de arte a professores das escolas participantes do Programa Ação Saudável, e também oficinas para jovens da comunidade. Durante a capacitação, os professores irão elaborar um Plano Político Pedagógico (PPP), que será entregue ao poder público municipal no encerramento do evento, e que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido nas escolas, inserindo o esporte no contexto de uma ferramenta educacional.

“Ficamos muito felizes por trazermos a Caravana pela primeira vez a Bauru, para engajar ainda mais a comunidade em ações que promovem educação e hábitos de vida saudáveis. Além das atividades que ocorrem na arena, com os alunos, o poder público será envolvido na construção de planos estratégicos e políticas públicas para sustentabilidade das ações promovidas ou realizadas na cidade”, diz Giselle Sigel, gerente de Envolvimento com a Comunidade da Mondelez Brasil.

“Essas ações vão desde a ampliação das atividades esportivas e adoção das linguagens artísticas como ferramentas pedagógicas, até medidas preventivas de saúde e montagem de hortas, colocando a criança e o jovem no centro de uma educação voltada para a qualidade de vida, a alimentação saudável e o meio ambiente”, afirma Ana Moser, presidente do IEE.

Artistas convidados também estarão na Arena da Caravana, como o ator Josafá Filho, a cantora Luciana Oliveira e a atriz do Disney Channel Valeria Baroni, entre outros. Todos eles estarão no Show da Caravana, na quarta-feira (14), a partir das 20h.

Sobre os projetos – Mais de dois milhões e oitocentas mil crianças e adolescentes já foram atendidas indiretamente pela Caravana do Esporte e pela Caravana das Artes, em 118 municípios de 22 Estados brasileiros, desde 2005. Mais de 40 mil professores e educadores foram capacitados dentro das metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte , nos onze anos dos projetos. São projetos de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, em parceria com o UNICEF, com o Instituto Mpumalanga, e com o Instituto Esporte & Educação (IEE).

A CARAVANA DO ESPORTE tem o objetivo de subsidiar uma política pública voltada para o esporte a fim de garantir o direito de crianças e jovens praticarem esportes com inclusão e em ambientes livres de violência, fazendo uso de tecnologia desenvolvida que se apoia na prática esportiva com materiais de baixo custo, adaptados em tamanhos e pesos para crianças e jovens. Tem os patrocínios do Itaú, da Rede, da Mondelez Brasil, EDP, Ticket e Abbott, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte/Governo Federal.

A CARAVANA DAS ARTES promove oficinas de formação de educadores dentro da metodologia “Viva com Arte” e oficinas de liderança juvenil em literatura e em comunicação. Tem os patrocínios da Mondelez Brasil,Itaú, EDP, Ticket e Abbott,via Lei Rouanet do Ministerio da Cultura/ Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.

Dentre os Parceiros do IEE estão Mondelez Brasil, Fundação Mondelez International, Rede, Itaú, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Petrobras, NIKE, Instituto Península, Nestlé, Novelis, EDP/Instituto EDP, CIELO, Vale, Monsanto, Abbott, Estácio, Yamana Gold, Roche, BTG Pactual, Deutsche Bank, Ticket, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Desenvolve SP, Chevron, Vedacit, Merial, Eaton, Netshoes, Fabrica de Cidadania/Ache.

Sobre o Programa Ação Saudável – Idealizado em 2010, pela Mondelez International Foundation e Mondelez Brasil, o Ação Saudável é um programa de promoção de qualidade de vida baseado em três pilares: nutrição, incentivo à prática de atividades físicas e engajamento da comunidade. Com atuação em 1.000 escolas públicas dos estados de São Paulo, Pernambuco e Paraná, a iniciativa contribui para o desenvolvimento das comunidades, a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e promove a mudança de comportamento das famílias. Hoje, o programa atende mais de 350.000 crianças, conta com mais de 15.000 professores capacitados e, desde o seu início, impacta mais de 1 milhão de pessoas. O Ação Saudável conta com três reconhecidas instituições Inmed Brasil, Instituto Esporte e Educação (IEE) e Evoluir Educação para a Sustentabilidade e foi reconhecido como uma das “50 Iniciativas do Bem”, no ano de 2014.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai

Mais informações no site do IEE : www.esporteeducacao.org.br/
e no Facebook do Instituto Esporte Educação

Paula Otero – MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação

A Caravana do Esporte chega a Bauru (Célia Santos/ IEE)

A Caravana do Esporte chega a Bauru (Célia Santos/ IEE)
Alta  | Web

Serão oito miniestações esportivas (Célia Santos/ IEE)

Serão oito miniestações esportivas (Célia Santos/ IEE)
Alta  | Web

A medalhista olímpica e presidente do IEE, Ana Moser, estará em Bauru (Célia Santos/ IEE)

A medalhista olímpica e presidente do IEE, Ana Moser, estará em Bauru (Célia Santos/ IEE)
Alta  | Web

O IEE já atendeu a mais 3,1 milhões de crianças e jovens (Célia Santos/ IEE)

O IEE já atendeu a mais 3,1 milhões de crianças e jovens (Célia Santos/ IEE)
Alta  | Web