Obras de Vânia Pereira, maior expoente da gravura em MS, estão em exposição na Fertel

Acervo da aquidauanense foi doado pela família ao Marco
Inicia hoje (04), na sede da Fundação Estadual Luiz Chagas de Rádio e Televisão (Fertel), exposição com obras da aquidauanense e artista plástica Vânia Pereira. Marcados pelo expressionismo, que trazem à luz a sensibilidade diante de fatos e objetos, os 18 quadros, compostos por gravuras criadas por Vânia, revelam a subjetividade da artista que é considerada a maior expoente da gravura de Mato Grosso do Sul.
Artista tem traços firmes e marcantes.
Natural de Aquidauana, cidade que fica a 120 quilômetros da capital, Vânia estudou na Faculdade de Artes Plásticas (Faap) de São Paulo em 1965, instituição em que anos depois passou a lecionar. Sua obra também é marcada pela utilização de nanquins. Cada traço carrega dramaticidade e compõe a informação visual que ela pretendia transmitir.
Todo o acervo em exposição no Espaço Cultural Jornalista Aldo Olarte de Souza, na Fertel, pertence ao Museu de Arte Contemporânea de MS (Marco). Em 2003, um ano após a morte da artista, a família doou ao museu 138 obras e também o ateliê de Vânia. As obras são armazenadas em mapotecas para garantir proteção à ação do tempo, sendo retiradas apenas em exposições pontuais.
Maysa Barros, diretora do Marco, que possibilitou a utilização do acervo na exposição, exalta a artista. “Em sua obra percebemos as emoções da artista, das tristezas às brincadeiras registradas nas gravuras. É um trabalho muito grande. Uma artista de traços firmes”, pontua a diretora.
Curadora do espaço, a servidora Ana Rita Moraes considera interessantíssimas ações como esta. “Foi uma parceria com o museu. Possibilitar para a população acesso ao acervo não só da Vânia Pereira, mas também do Marco, é algo muito importante”, argumenta Ana Rita.

Exposição
O Espaço Cultural Jornalista Aldo Olarte de Souza é um ambiente de exposição permanente sob a curadoria de Ana Rita Moraes. O acesso à exposição da gravadora Vânia Pereira é livre e gratuito das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, na sede da Fertel, no Parque dos Poderes.
Serviço
◾O que? Exposição da obra de Vânia Pereira
◾Quando? Todo o mês de outubro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
◾Onde? Fundação Estadual Luiz Chagas de Rádio e Televisão, sede da TVE e 104 FM, no Parque dos Poderes, na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo.
◾Quanto? Entrada franca
Thiago Frison

O Portal da Educativa reúne a programação das emissoras públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, TV Educativa e Educativa 104 FM, com foco na divulgação cultural e turística. A reprodução dos conteúdos é livre, desde que citada a fonte.