OUTUBRO ROSA

CRIOGÊNESIS

Indicações Dr Renato de Oliveira – Diagnóstico precoce amplia as chances de cura do câncer de mama

Dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer) indicam que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 25% dos novos casos da doença a cada ano. Segundo o ginecologista responsável pela reprodução humana da Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira, o câncer de mama é definido como o crescimento de células malignas a partir do tecido mamário. “O sintoma mais perceptível é o surgimento do nódulo no seio, que pode ou não ser palpável. Por isso, é importante que a mulher fique atenta também a outros sinais, como inchaço, alterações na coloração, tamanho, formato, textura da pele das mamas e secreções que saem do mamilo”.

As formas mais eficazes para o diagnóstico precoce são a realização do exame clínico e a mamografia, como explica o especialista: “o exame clínico geralmente é capaz de detectar lesões superficiais com tamanhos a partir de um centímetro e deve ser realizado em todas as consultas ginecológicas de rotina. Destaca-se a realização habitual do autoexame, fato que poderia levar a uma avaliação médica antecipada e um ganho de tempo na investigação. Já a mamografia pode detectar lesões pequenas, que ainda não se transformaram em câncer, mas poderiam ter grande potencial para tal. Apesar de não ser consenso se a idade de início de investigação das mamas por mamografia ser aos 40 ou 50 anos, considerando ausência de fatores de risco como o antecedente familiar de câncer de mama, a recomendação de as mulheres, a partir dos 40 anos, realizarem a mamografia uma vez ao ano é amplamente realizada. Caso tenham algum parente próximo com câncer de mama, o início da investigação é antecipado. A ultrassonografia pode ser indicada como exame complementar, assim como há indicações específicas para o rastreamento com a ressonância nuclear magnética”. Estudos apontam que diagnóstico precoce leva a um índice de cura de até 95%

OFNER

Doações para a ONG Arte de Viver

cid:image002.jpg@01D21E52.FC758F00O mousse de chocolate é a estrela da campanha Outubro Rosa da  Ofner, tradicional rede de confeitarias paulistana. Durante o mês de outubro, parte do valor arrecadado com a venda da sobremesa – que foi cuidadosamente personalizada para a ocasião  – será revertida em doações para a ONG Arte de Viver Bem.

ONODERA

Apoio ao Instituto Neo Mama

cid:image002.jpg@01D223B1.2C2520E0A ONODERA Estética, maior rede de clínicas estéticas do Brasil, apoiará o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama durante o Outubro Rosa. Juntas, a empresa e o Instituto promoverão uma campanha especial voltada à arrecadação de valores que serão revertidos para a entidade sem fins lucrativos. O apoio será por meio das canecas colecionáveis que estarão à venda em todas as unidades da rede no mês de Outubro. A ação funcionará da seguinte maneira: nas compras a partir de R$ 1.200,00 – com um acréscimo de apenas R$ 10,00 – a cliente ganha uma linda caneca colecionável da ONODERA. Há ainda a opção de apenas contribuir e apoiar esta causa tão nobre, somente com a doação de R$ 20,00, que também dá direito a uma caneca.

Fonte: Coordenadoria da Dezoito.comn