Otimismo com a retomada econômica Brasil-Argentina foi destaque durante o 21º MEETING INTERNACIONAL

SÃO PAULO, 14 de outubro de 2016 – /PRNewswire/ — As relações econômicas, institucionais e comerciais entre Brasil e Argentina foram debatidas em Buenos Aires hoje, 14 de outubro, durante o Seminário que contou com cerca de 200 empresários e lideranças da América Latina, no 21º MEETING INTERNACIONAL, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais. Comandado por Luiz Fernando Furlan, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e chairman do LIDE, o encontro aconteceu no Alvear Palace Hotel, na capital argentina.

3316

Legenda da Foto: Ana Amélia Lemos, senadora e presidente da CRA – Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (Crédito da Foto: Gustavo Rampini)

Segundo Ana Amélia Lemos, senadora e presidente da CRA (Comissão de Agricultura e Reforma Agrária), o Brasil e o Mercosul têm pressa para a retomada do crescimento. “Hoje, temos que regressar ao caminho original e unir as nossas forças. Temos 50% da produção de soja do mundo e o desafio de transformar o Mercosul em um grande competidor na área do agronegócio”, disse. Declaração apoiada pelo governador de Goiás, Marconi Perillo, que afirmou estar confiante com a nova fase dos dois países. “No Brasil, muitas medidas estão sendo tomadas e esse sacrifício será fundamental para o nosso futuro”, relatou.

Gabriel Casttelli, secretário de Articulação e Monitoramento dos Ministérios Institucionais do Desenvolvimento Social da Argentina comentou sobre os vínculos e desafios que ambos os países têm em comum. “O Brasil, assim como a Argentina, passa por uma crise com alto índice de desemprego. Isso nos leva a pensar como podemos contribuir para acabar com a pobreza e desigualdade. Saúde, emprego e segurança, devem ser um direito de todos”, destacou.

A aprovação da PEC 241, que limita o teto dos gastos públicos, também foi debatida entre os participantes. Para Marcos Troyjo, economista, diplomata e cientista social, o Brasil é atualmente o segundo maior mercado emergente. “O Ibovespa registra ganhos altíssimos este ano e, com as reformas propostas, o ganho para os investidores pode ser ainda maior”, disse o economista.

Para Roberto Giannetti, vice-chairman do LIDE, é preciso ter a coragem de, a partir dos acertos e erros, relançar o Mercosul dentro de uma visão moderna. “Estamos vivendo um momento em que as duas economias estão convergindo, mas precisamos pensar de forma macroeconômica. Tanto Brasil quanto Argentina possuem uma economia extremamente fechada. Está na hora de derrubar barreiras, superar protecionismos e tarifas para enfim, se integrar ao mundo”, disse Giannetti.

Durante o evento, as agências de fomento Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional, presidida por Juan M. Procaccini, que na ocasião foi representado por Lorena Triaca, diretora de assuntos jurídicos, e Investe São Paulo, liderada por Juan Quirós, assinaram Acordo de Cooperação, iniciativa inédita para incentivar o desenvolvimento econômico e comercial entre a Argentina e o Estado de São Paulo, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento econômico do Estado Paulista e o país vizinho.

O 21º MEETING INTERNACIONAL conta com patrocínio da AMIL e GOCIL; e apoio da VIDEOLAR-INNOVA e WHIRLPOOL. Participação especial da BASF, PASSARELLI e RV IMOLA; e participação de OMINT. A colaboração é de ATHIÉ WOHNRATH, BENEFICENCIA PORTUGUESA, GS&MD, INFORMAR SAÚDE, ROLDAO, ROSSI, UNITCARE, VICUNHA TEXTIL e VITACON. Como fornecedores oficiais, estão CDN COMUNICAÇÃO, ECCAPLAN, GELATO BOUTIQUE, MARINGÁ TURISMO, MISTRAL e VINCI, RODOBENS COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL, TALENT e UPS. As revistas ÉPOCA, ÉPOCA NEGÓCIOS, ISTOÉ e ISTOÉ DINHEIRO, a rádio JOVEM PAN, o jornal PROPMARK; PR NEWSWIRE; e as revistas MEETING & NEGÓCIOS e LIDE e a TV LIDE são mídia partners.

Contato: Cristiane Felix
Tel: (11) 3643-2753 – cristiane.felix@cdn.com.br

(Foto: http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2016-10-14/original/3316.jpg)

To view the original version on PR Newswire, visit:http://www.prnewswire.com/news-releases/otimismo-com-a-retomada-economica-brasil-argentina-foi-destaque-durante-o-21-meeting-internacional-300345298.html

FONTE MEETING INTERNACIONAL