Dia da Terra: De benefício corporativo à redução de plásticos; Conheça três trocas positivas para uma vida sustentável

19 de abril de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Startups estão protagonizando com propostas de ESG e produtos para reduzir impactos ambientais

O Dia da Terra é celebrado todos os anos no dia 22 de abril e tem como finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais. Algumas startups já nasceram com propostas focadas em ESG e novos hábitos, como estimular o abandono de produtos químicos para a limpeza dos lares, investir em energia solar e até substituir o uso de veículos com motores a combustão por elétricos.

As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre seus impactos na natureza e, de acordo com o último levantamento do Instituto Akatu, em parceria com a GlobeScan, 86% dos brasileiros desejam reduzir seu impacto individual sobre o meio ambiente e a natureza.

Outro dado que demonstra a preocupação é que, apesar de as hidrelétricas serem a principal fonte de energia do Brasil, a energia solar vem ganhando cada vez mais espaço nos domicílios por ser uma alternativa sustentável e com um custo-benefício mais interessante. No ano passado, o serviço de instalação de energia solar fotovoltaica aumentou 430% em comparação com 2020, segundo levantamento do GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços do país.

Pensando em benefícios sociais e ambientais, a energia solar é uma ferramenta para combater às mudanças climáticas, a desigualdade ao acesso à energia elétrica e gerar empregos de qualidade. Nesse sentido, o Meu Financiamento Solar (MFS), maior fintech de crédito para energia solar do Brasil, desempenha um papel importante no mercado de energia renovável por democratizar o acesso aos sistemas fotovoltaicos com linhas de crédito que possuem condições e prazos que cabem no bolso da maioria dos brasileiros. “Para o Meu Financiamento Solar, o principal ponto é tornar a energia solar mais acessível a todos”, afirma, Carolina Reis, diretora comercial do Meu Financiamento Solar.

Outra possibilidade que pode fazer a diferença no dia a dia é adotar o uso de produtos ambientalmente responsáveis. Algumas empresas têm oferecido alternativas mais sustentáveis, desde a produção consciente de alimentos, roupas até itens de higiene pessoal, autocuidado e limpeza do lar, como a positiv.a, empresa do sistema B ecologicamente responsável, que para o Dia da Terra, programou uma mega promoção para incentivar essas trocas e para que cada vez mais pessoas deixem de utilizar produtos que podem fazer mal à sua saúde, aos pets e ao meio ambiente. Os descontos serão progressivos, ou seja, a cada item escolhido, mais desconto. Escolhendo seis produtos, o desconto chega a 20% e o custo de frete também estará reduzido.

“Todos os nossos produtos de limpeza e autocuidado são feitos de ingredientes 100% vegetais, veganos, biodegradáveis e hipoalergênicos, que não agredem o meio ambiente com substâncias químicas e tóxicas. Além disso, nos preocupamos em reduzir ao máximo a utilização de plástico, por isso, a maioria dos artigos à venda possuem embalagem zero plástico, enquanto outros utilizam plástico reciclado, como o tubo da pasta de dente e todos os frascos dos nossos produtos líquidos de limpeza”, complementa Marcella Zambardino, Chief Impact Office da positiv.a.

Substituir o carro pela bicicleta também é uma ótima opção para a redução de CO2 na atmosfera e a E-Moving pode ajudar nesta mudança de hábitos.

Por diferentes modelos de assinatura mensal, a startup oferece a empresas bicicletas elétricas que podem ser compartilhadas entre colaboradores, substituírem automóveis de promotores de venda ou mesmo ser o benefício para mobilidade urbana oferecido pelo RH, no lugar do auxílio combustível ou vale transporte.

No mundo pré-pandêmico Gabriel Arcon, CEO da E-Moving, já ensaiava essa mudança de mindset na mobilidade de colaboradores, mas não encontrou um ambiente favorável para isso. “Em 2019, ainda quando ninguém previa o que poderia acontecer, sentimos uma certa resistência por parte dos RHs das empresas. Naquele momento, a maioria não enxergava a locação de bikes para funcionários como um benefício de grande adesão”, relata.

Com a mudança brusca de cenário, mais pessoas passaram a aderir ao uso de bicicletas. No primeiro trimestre de 2021, o Brasil registrou cerca de 52% no aumento das vendas, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados do monitoramento realizado pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas. “Para 2022 este cenário é ainda mais animador e enxergamos um enorme potencial de crescimento da E-Moving neste ano”, comenta Arcon.

A partir de então, com o aumento das empresas de delivery e o fortalecimento das pautas de ESG e qualidade de vida também nas empresas, o cenário tornou-se muito mais promissor.

Fala Criativa


Compartilhar