Produtos típicos da diversidade rural da Bahia serão degustados e comprados na FENAGRO 2016, que começa sábado (26)

Cerveja de cacau, barrinhas de cereais com sabores exóticos, chocolates especiais, massas prontas para bolos, queijos, doces, carne de cordeiro farão parte da VII Feira Baiana de Agricultura Familiar

A VII Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (VII FEBAFES) será uma das atrações da FENAGRO 2016, que abre as portas neste sábado (26) e vai até o dia 4 (domingo). A FEBAFES acontece como parte da programação do I Bahia Rural Contemporânea, evento que tem como objetivo destacar os valores do interior do estado. Excepcionalmente neste sábado (26), a entrada na FENAGRO acontecerá mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível por família.

Diversidade, cultura, música, moda, artesanato, gastronomia, tecnologia e produtos da agricultura familiar, da reforma agrária, dos povos e comunidades tradicionais e da economia solidária, dos 27 Territórios de Identidade do estado, são elementos que ganham visibilidade no Bahia Rural Contemporânea, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e organizado em uma área de 5.000 m².

É grande a expectativa em torno da Feira Baiana da Agricultura Familiar (FEBAFES), que irá abrigar 150 empreendimentos da agricultura familiar, reforma agrária, povos e comunidades tradicionais e economia solidária.  A feira contará com Praça dos Povos e Comunidades Tradicionais (quilombolas, povos de terreiros e indígenas), Feira Verde, Espaço Arte (com produção de cerâmica e pintura), Espaço Cultura (com venda de livros e exibição de vídeos informativos)

Ao visitar esses empreendimentos, o público poderá degustar, comprar e conhecer um pouco mais sobre os produtos típicos da diversidade rural da Bahia, produzidos em harmonia com a natureza, visando à sustentabilidade e a produção de alimentos saudáveis. Alguns deles são Cerveja de cacau, barrinhas de cereais com sabores exóticos, chocolates especiais, massas prontas para bolos, queijos, doces, carne de cordeiro e uma infinidade de outras iguarias.

Dentro da programação do Bahia Rural Contemporânea, também acontecerão a   Feira Tecnológica e o Salão dos Territórios de Identidade da Bahia.

BAHIA É DESTAQUE – A Bahia é o estado que possui o maior número de famílias vivendo da agropecuária, atividade responsável pela produção de 77% dos alimentos saudáveis que chegam a mesa dos baianos.  De acordo com o Censo Agropecuário (IBGE, 2010), o estado concentra a maior população rural do Brasil, com 3,9 milhões de habitantes. Também reúne o maior número de estabelecimentos da agricultura familiar, com cerca de 700 mil propriedades.

A Agricultura Familiar responde por 44% de tudo que se produz na agropecuária do Estado, com o Valor Bruto da Produção (VBP) anual de R$ 3,74 bilhões. A agricultura familiar também é responsável por 77% dos alimentos que chega a mesa das famílias baianas e por 81% da mão de obra das famílias no campo. A Agricultura Familiar é destaque na produção de mandioca, feijão, mel, leite, pesca e aquicultura artesanal, fruticultura, oleaginosas e caprinovinocultura.

29ª FENAGRO

Data: 26 de novembro a 4 de dezembro

Horário de funcionamento: 8h às 22h

Local: Parque de Exposições de Salvador

Ingresso: R$ 10 (crianças até 12 anos não pagam)

*Neste sábado (26), excepcionalmente, a entrada acontecerá mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível por família.

Informações: (71) 3286-7314

Fonte: Viva Comunicação Interativa