Governo firma convênios para exportar programas da TV Educativa e dar eficiência energética para o prédio da Fertel

3 de maio de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Ação de Governo Bruno Chaves 03/maio/2022 11:21 am Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Três convênios firmados pelo Governo do Estado vão exportar programas da TV Educativa de Mato Grosso do Sul para o Brasil, dar eficiência energética para o prédio da Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) e produzir conteúdos de educação de trânsito.

As parcerias foram seladas nesta nesta terça-feira (3) pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo diretor-presidente da Fertel, Youssif Domingos, com representantes da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Energisa, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Fapec (Fundação de Apoios à Pesquisa, ao Ensino e Cultura) e Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

“Com a Energisa fizemos uma convênio para dar uma reestruturada na Fundação, visando a economicidade de energia, iluminação da torre e outras melhorias na parte elétrica. Com o Detran, através da Fapec (Fundação de Apoios à Pesquisa, ao Ensino e Cultura), nós vamos fazer um grande trabalho de conscientização sobre o trânsito. Com A TV Brasil (EBC) vamos trocar a grade de informações e programação, com aquilo que já temos com a TV Cultura de São Paulo (SP) e também com nossa TVE”, destacou Reinaldo Azambuja.

EBC/TV Brasil

Convênio vai possibilitar a transmissão da programação da TV Brasil em Mato Grosso do Sul, e vice-versa. A TVE-MS já tem um convênio com a TV Cultura de São Paulo e optou por retransmitir as duas emissoras com o objetivo de enriquecer a programação.

Os programas regionais que serão enviados para a grade nacional são: Jornal da Educativa, Na Cadeira do VJ, Dona Música, Perspectiva, Giro do Esporte, Kanal Mulher e outros.

Com sede em Brasília (DF) e regionais no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo, São Luís (MA) e Tabatinga (AM), a empresa pública federal EBC é responsável por importantes veículos de comunicação do País, como a TV Brasil, a Agência Brasil, a Radioagência Nacional e outras rádios nacionais no Rio de Janeiro, Brasília e Amazonas.

“Quero agradecer a EBC pela parceria para poder colocar na nossa grade a programação de vocês”, disse Youssif Domingos. Em contrapartida, a TVE estará sendo transmitida para 100% do território de Mato Grosso do Sul. “O sul-mato-grossense poderá acompanhar o melhor da comunicação”, disse o gerente executivo da TV Brasil, Vancarlos Alves.

Convênios foram assinados nesta terça-feira

Energisa

Dentro do Programa de Eficiência Energética, o convênio firmado permite a troca de lâmpadas, dos aparelhos de ar condicionado e da iluminação da torre de alvenaria. Tudo terá custo de R$ 350 mil. O projeto foi selecionado por chamamento público.

“Identificamos no prédio várias oportunidades. Estamos reformulando toda a iluminação externa e interna e todo o processo de refrigeração do prédio”, explicou o presidente da Energisa-MS, Marcelo Vinhais.

UFMS, Detran e Fapec

Convênio para execução do projeto intitulado “Programa de Rádio e TV voltado para Educação e Conscientização do Trânsito”, no valor de R$ 6,4 milhões.

O Detran vem trabalhando há um ano nesse projeto que tem o objetivo produzir programas de rádio e TV voltados para a educação e conscientização no trânsito com conteúdo informativo. Com o recurso disponibilizado, serão adquiridos novos equipamentos para montar um laboratório de produção e prática de programas de TV e rádio.

A FAPEC vai disponibilizar profissionais qualificados que foram selecionados por meio de chamamento público. São 17 profissionais, entre jornalistas, cinegrafistas, editores, entre outros da área de rádio e TV. O projeto contempla ainda 8 professores da UFMS e mais 34 bolsistas da área de comunicação, relacionados a área de rádio e TV.

“Esperamos que com essa parceria possamos produzir programas de Educação de trânsito para todos os sul-mato-grossenses”, pontuou Youssif.

Governador em entrevista a jornalistas da TVE, ao lado do secretário Eduardo Rocha (Segov)

Bruno Chaves, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro


Compartilhar