Treinamento corporativo EAD reduz custos com capacitação de equipe

Sócios do Studio EAD comemoram crescimento do mercado brasileiro de treinamentos corporativos à distância
Divulgação

Levantamentos internos de empresas demonstram que investimentos reduzem em até 70%

Capacitação de equipes é um dos setores que mais gera custos para as empresas. Cada treinamento necessita de contratação de um professor, despesas de deslocamento, hospedagem, diárias, coffeebreaks, aluguéis de salas, impressão de apostilas, aluguel de equipamentos audiovisuais, além de dias do colaborador durante o período de realização do curso. Uma solução eficaz para redução desses valores é o investimento em treinamentos corporativos à distância, onde o conteúdo é disponibilizado à empresa através de uma plataforma online, dispensando necessidade de estrutura e podendo ser acessado sempre que for necessário, fazendo-se o investimento apenas uma vez e tendo uma grande economia para o orçamento da empresa.

O setor de treinamentos EAD também comemora expansão. De acordo com o estudo “Global Corporate E-learning Market 2016-2020”, realizado pela consultoria Technavio, o mercado de e-learning projeta um crescimento anual de 11,41%. Segundo a publicação, o setor estima movimentar, apenas no segmento corporativo uma média de 31 bilhões de dólares até o final de 2020.

No Brasil, essa realidade também já é vivenciada e as empresas que apostaram na área já sentem o aquecimento do mercado, mesmo em um ano de crise econômica, como 2016. A empresa criada pelos irmãos Murilo e Maurício Nocêra, inicialmente atendia uma demanda do negócio dirigido pelo pai, o empresário Rosaldo Nocêra. “Criamos inicialmente um curso EAD para a empresa do nosso pai. O resultado das vendas deste curso foi muito representativo. O retorno foi tão bom que nosso pai investiu em passar outros cursos para a plataforma”, lembra um dos sócios do Studio EAD, Murilo Nocêra.

O Studio EAD, que inicialmente foi instalado na sala da casa que os sócios dividiam com o pai, teve o primeiro cliente oficial meses após o início dos trabalhos em família. Em pouco tempo, o desempenho da dupla começou a ganhar corpo e foi necessário investir em uma sala comercial nos primeiros seis meses de atuação. Atualmente, o Studio EAD atende grandes contas como Bayer, Aeroporto Viracopos, Supermercado Dia, Grupo Boticário, AIG Seguros, Kawasaki, entre outros.

De acordo com os sócios, o mercado de cursos EAD está em ascensão no Brasil e é um grande aliado para redução de custos de investimento e adequação de horários para execução. “Já houve um dia em que treinamentos e-learning eram apenas uma tendência, hoje vivemos isso na realidade. É muito mais ágil e permite, de forma flexível e acessível, criar uma padronização das informações e treinamentos corporativos”, garante Maurício.

A maioria das empresas já está migrando seus treinamentos para plataformas online, buscando benefícios como sustentabilidade, agilidade, acessibilidade, padronização, entre outros. “Percebemos que o ano de 2016 nem chegou ao fim e foi o nosso melhor ano. Só neste ano, o Studio EAD cresceu 60% em relação ao ano anterior”, comenta Murilo.

Para os empresários, os cursos à distância podem ser uma opção para empresas de diversos portes e segmentos, como instituições que comercializam treinamentos, redes de franquias, supermercados, desenvolvedores de sistemas e softwares e qualquer área que necessite efetuar treinamentos.

Apesar do desenvolvimento de treinamento por demanda ter um custo inicial alto, em pouco tempo o investimento é recuperado por deixar de consumir itens adicionais para realização de cursos presenciais. Só com a economia de transporte de equipe, horas com colaborador fora da empresa, auditório, café, entre outros, a empresa já percebe no primeiro mês os benefícios atrelados à modalidade.

Engana-se quem acredita que o modelo só atende empresas de grande porte, há também uma biblioteca de títulos que o Studio EAD disponibiliza para pequenas e médias empresas. “Desenvolvemos os cursos de prateleira após vários questionamentos de empresas interessadas em contratar alguns cursos, mas não dispunham de verba para um curso específico. Entendemos quais eram as demandas mais procuradas, e hoje, temos em nosso site, vários títulos disponíveis para compra imediata e aplicação com a equipe”, finaliza Maurício.