Espetáculo “Relampião” celebra dez anos com temporada gratuita em São Paulo

18 de julho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Com dramaturgia de Solange Dias, o espetáculo convida o público para uma viagem pela cultura popular brasileira e converte o bando mitológico de Virgulino Lampião em pessoas comuns que lutam para sobreviver em meio a tantas desigualdades.

“Relampião” revela a luta pela vida de Lampiões e Marias Bonitas que cruzamos diariamente nas cidades

Em 2022, o espetáculo “Relampião”, criado em conjunto pela Cia do Miolo e a Cia Paulicea de Teatro, comemora dez anos de criação. E para celebrar a data, as duas companhias realizam uma temporada especial com apresentações gratuitas na Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste e Sul. 

No dia 23 de julho de 2022  (sábado), às 17h, com entrada gratuita, o espetáculo será apresentado na área externa do Teatro Flávio Império, na Zona Leste de São Paulo. E no domingo, 24, às 10h00, no Parque Aclimação, região Sul de São Paulo – SP.

No sábado, dia 30 de julho, às 18h30, a apresentação será no Largo da Batata, em Pinheiros, Zona Oeste. E no domingo, 31, às 15h, no Parque Rodrigo Gasperi, na Vila Zat, Pirituba, Zona Norte de São Paulo – SP.

O espetáculo “Relampião” traça um paralelo entre a luta do cangaço e as lutas pela vida na contemporaneidade. Revisitando histórias de Lampião – O Mito do Cangaço para aproximá-las de questões cotidianas de nosso tempo, a peça revela os múltiplos Lampiões e Maria Bonitas que cruzamos diariamente em nossas cidades. Pessoas comuns que lutam para sobreviver em meio a tantas desigualdades.

Uma obra que transpõe o mito sertanejo para as pelejas urbanas, relacionando o cangaço à luta contra injustiça social, revelando muitos traços da cultura e da própria história do Brasil.

A dramaturgia de Solange Dias converte o bando mitológico em trabalhadores informais que configuram uma comunidade no espaço público. É ali que os direitos básicos serão reivindicados (saúde, educação, moradia, trabalho, entre outros). 

A criação do espetáculo partiu de uma pesquisa voltada para a Cultura Popular Brasileira: o Cavalo-Marinho, o Samba, as Carrancas de São Francisco, os tipos populares do Brasil. Uma estética que remete ao imaginário de Lampião, ou Virgulino Ferreira da Silva. 

“Acreditamos que assim se estabelece uma oportunidade singular para que nossa cultura seja apresentada, discutida e experimentada”, diz o diretor do espetáculo Alexandre Kavanji.

Relampião” tem como foco ocupar o espaço público artisticamente, ressignificando seus espaços de fluxo cotidiano. Um encontro significativo com um público que cotidianamente atravessa as ruas; com aqueles que se viram como podem para sobreviver em meio a maior cidade da América Latina.

O espetáculo já cumpriu mais de 150 apresentações e já passou por palcos emblemáticos do teatro, como o Circuito Sesc de Artes, PROAC Editais (interior do estado), Festival Internacional de Teatro de Londrina, Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, Salvador, Festival de Teatro de Fortaleza, Festival de Teatro de Vitória ES, Festival Internacional de Teatro de Havana Cuba, entre outros. 

As apresentações fazem parte do projeto “Missão João das Neves em busca de uma nação imaginada” contemplado na 38ª  Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Mais informações em http://relampiao.blogspot.com.br/

Assista o teaser: https://youtu.be/iUy-BNkYxT4

FICHA TÉCNICA: Direção: Alexandre Kavanji |Direção de Atores: Renata Lemes |Dramaturgia: Solange Dias |Direção Musical: Charles Raszl |Figurino, Adereços e Ambientação: Luiz Augusto dos Santos |Preparação Corporal: Alício Amaral, Juliana Pardo – Cia Mundu Rodá | Maquiagem: Guto Togniazzolo | Sonorização e Técnico de Áudio: Gabriel Kavanji |Atores: Cassio Castelan, Denise Guilherme, Dudu Oliveira, Edi Cardoso, Francisco Gaspar, Harley Nobrega e Val Ribeiro |Músicos: Fabrício Cardial, Glauber Coimbra|Oficina de Interpretação: Ednaldo Freire | Artesão: Luiz Paulino dá Cunha |Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini |Direção de Produção: Iarlei Rangel | Produção Executiva: Maju Tóffuli e Rafael Procopio| Designer Gráfico: Pedro Penafiel

SERVIÇO: Relampião 

Com Cia Paulicea de Teatro e Cia do Miolo

Grátis – Classificação Livre

Sinopse: Relampião traz a história de personagens que trabalham como ambulantes em uma praça, cada um carregando seu sonho e seu modo de resistir; cada um driblando sua maré, para não se entregar à deriva do “azar”. É com essas histórias, entre músicas, narrativas e poemas, que Virgulino, um artesão de carrancas, espera somar forças para avançar em seu dia a dia, para manter a cabeça presa ao pescoço e para com outros tornar-se um bando, capaz de enfrentar os sistemas de poder que desprezam a importância dessa gente.  Duração: 60 minutos

Quando: 23 de julho de 2022  (sábado) – Horário: 17h

Onde: Teatro Flávio Império (área externa) – Endereço: Rua Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba, Zona Leste de São Paulo – SP, 03721-010

Quando: 24 de julho de 2022  (domingo) – Horário: 10h00

Onde: Parque Aclimação – Endereço: Rua Muniz de Sousa, 1.119 – Aclimação, São Paulo – SP, 01534-001

Quando: 30 de julho de 2022  (sábado) – Horário: 18h30

Onde: Largo da Batata – Endereço: Pinheiros – São Paulo

Quando: 31 de julho de 2022  (domingo) – Horário: 15h

Onde: Parque Rodrigo Gasperi – Endereço: Av. Miguel de Castro, 321 – Vila Zat, São Paulo – SP, 02950-000

Por Luciana Gandelini


Compartilhar