Em Selvíria, Pedal Ecológico reúne a população e promove consciência ambiental

25 de julho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, ação de lazer veio para valorizar as características naturais da região e incentivar o ciclismo

Para promover a consciência ambiental e estimular a realização de atividades físicas como uma opção de lazer, na manhã desse sábado (24), foi realizado em Selvíria, o Pedal Ecológico. Como uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, a ação contou com o apoio do Grupo de Pedal – MTB Selvíria MS e reuniu diversos moradores do município, entre adultos e crianças, para um passeio ciclístico.

O passeio teve início na área central da cidade e encerrou-se na “Árvore do Sossego”, localizada às margens do Rio Paraná. No local, os participantes fizeram um mutirão para recolher o lixo descartado incorretamente na natureza por quem frequenta a região. Além disso, também foi instalada uma lixeira para que a população possa fazer o descarte adequado e placas de conscientização.

“Fizemos a limpeza do entorno da trilha que fica próxima do rio e a lixeira foi colocada para o pessoal se conscientizar e não jogar mais o lixo na natureza. Essa ação contou com o apoio do Sebrae, tivemos todas as secretarias envolvidas, e acredito que foi de suma importância para o nosso município”, destacou o prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa dos Santos.

Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Fábio Taloni, a ideia do Pedal Ecológico surgiu a partir de um seminário que debateu as oportunidades e desafios para o desenvolvimento do turismo em Selvíria, feito em junho deste ano. “O grupo de ciclismo participou do seminário e sugeriu que a gente fizesse essa ação em conjunto. Nosso objetivo principal foi conscientizar a população a respeito do cuidado com a natureza, além de fazer com que as famílias aproveitem o local como uma opção de lazer e enxerguem no ciclismo uma possibilidade de diversão, o que irá trazer mais qualidade de vida para todos”, ressaltou Fábio.

Para o coordenador do Grupo de Pedal – MTB, Nilson Ricardo Alexandre Loureiro, a ação foi um marco para o município e um primeiro passo para a realização de outras iniciativas que abranjam o meio ambiente. “A gente quis promover a conscientização ambiental e conseguimos envolver, principalmente, as crianças. Acredito que foi um momento ímpar, que ficará marcado na memória de todos que participaram. Daqui para a frente vamos nos empenhar para a realização de outras ações desse tipo para que a população esteja presente”, finalizou Nilson.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

$y0e7anxcj6c
$gactwtvoer


Compartilhar