Recém-casados: saiba como decorar o seu quarto

Casamento é sinônimo de vida nova, e para simbolizar essa mudança, é preciso caprichar no lugar mais importante na vida do casal: o quarto.

Afinal, é nele que passamos mais tempo quando estamos em casa, seja dormindo, relaxando ou vivendo momentos de lazer. Ele precisa ser confortável, prático, aconchegante e bonito, além de agradar às pessoas que estarão nele.

A cama

Não existe quarto sem uma cama. Afinal, o propósito inicial do cômodo é o de dormir, por isso, o móvel deve ser o primeiro e o mais importante item a ser planejado. A cama costuma ser, literalmente, o centro das atenções, pois fica no meio do cômodo e com a cabeceira encostada em uma parede, permitindo acesso de ambos os lados.

Se espaço não for problema, abuse na escolha da cama, optando por modelos grandes, como as king ou as queen size. Além de bonitas e modernas, elas têm uma sobra de espaço para quem gosta de se espalhar.

Outra opção bastante procurada nos dias atuais é a do tipo box, que serve também como área de armazenamento.

Armários

Se a casa não tem um closet, é no quarto que se guardarão as roupas do casal. Os armários podem ser comprados à parte, planejados e vir em diferentes formatos e tamanhos. Tudo vai depender do espaço disponível e de quanto o casal pretende gastar.

Muitos fabricantes, como a Santos Andirá, por exemplo, já oferecem opções prontas com tudo previamente combinado, assim você evita surpresas desagradáveis.

Luz e cor

A iluminação e as paredes podem transformar um quarto sem graça em um oásis. Lâmpadas podem ser embutidas nos móveis e nas paredes, descerem do teto ou saírem do chão. Você também pode optar por mais de uma opção de iluminação com o uso de dimmers ou interruptores separados.

Para as paredes, há uma opção quase infinita de cores, e se você gosta de redecorar, pode optar pelo papel de parede para mudar periodicamente e criar um clima de novidade.

Cuidados

A grande variedade de opções, fabricantes e modelos também se refletirá em uma grande quantidade de preços diferentes. Não deixe para a última hora a decoração ou você vai gastar mais dinheiro. Use a internet como uma aliada poderosa na hora de pesquisar opções e preços.

Muitos itens demoram um pouco para serem entregues e montados. Por isso, planejá-los com antecedência é essencial para não tornar um fardo essa tão prazerosa atividade.

Outro detalhe importantíssimo é o espaço: não confie cegamente nas medidas presentes em plantas e esquemas. Pegue uma trena e meça cada parede do quarto com precisão. Lembre-se de medir também a altura, já que hoje é possível fazer uma cama elevada ou colocar armários e prateleiras por todo esse espaço.

Não se esqueça também de pensar nos espaços necessários para aberturas de portas e janelas, além de prever como se dará a locomoção e a limpeza do quarto.

Fonte: Convérsion