Treinamento é a ferramenta mais eficiente para prevenir riscos

10 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Empresas devem investir continuamente em aprimoramento para todas as áreas

Ações de treinamento em empresas são importantes para motivar os colaboradores, melhorar os procedimentos e, consequentemente, alcançar melhores resultados, se tornando grandes aliados do compliance. A aplicação frequente de treinamentos em diferentes áreas é o principal método de prevenção à má conduta, uma vez que palestras, cursos e orientações sobre comportamento ganham cada vez mais espaço nas empresas nacionais e multinacionais. 

Em geral, os treinamentos técnicos buscam ensinar os procedimentos da empresa, normas de segurança, atualização de sistemas utilizados e a prevenção de acidentes de trabalho. Dessa forma, os colaboradores adquirem mais habilidades e confiança para desempenharem melhor suas tarefas, além de terem plena ciência de suas funções e responsabilidades. “Uma empresa que oferece aperfeiçoamento e conhecimento aos colaboradores se destaca frente aos seus concorrentes, pois, tende a ter desempenho bastante superior no mercado, criando automaticamente uma vantagem competitiva”, explica Waldyr Ceciliano, CEO da True Auditoria. 

No aspecto comportamental, o treinamento tem papel determinante na orientação e combate ao desvio de conduta. A prática pode abordar questões específicas contidas no código de ética e conduta da companhia, a fim de reforçar as eventuais multas e penalidades para quem não cumprir as normas estabelecidas. “Além disso, podemos abordar em palestras orientativas questões como assédio moral, sexual, discriminação racial, religiosa, entre outros tipos de desvio de conduta que devem ser reportados à alta administração”, explica o CEO.

De acordo com a empresa, que é especializada em auditoria, compliance e consultoria em saúde, o treinamento sobre o Canal de Denúncias é um dos que devem ser priorizados pelas organizações. “É muito importante ressaltarmos a segurança do canal de denúncias, independentemente do nível hierárquico, pois o colaborador, muitas vezes, tem medo de relatar os fatos”, afirma Ceciliano. Além disso, o treinamento nesse sentido ajuda a elucidar as dúvidas de como é conduzida uma investigação interna e busca mudar o aspecto cultural que erroneamente classifica o delator como fofoqueiro. “Ao entender o tipo de comportamento que a empresa espera de seus colaboradores para que seus objetivos sejam alcançados, a True entende que esses treinamentos devem não só guiar os colaboradores, mas também despertar o desejo de serem e agirem eticamente em suas relações profissionais e até pessoais”, enfatiza o CEO. 

LGPD – Outro tema que vem contribuindo para a ampliação de treinamentos em empresas é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Desde o ano passado, estão sujeitas a multas as empresas que desrespeitarem as exigências da lei. O teto de aplicação dessas multas é de R$ 50 milhões. “Agora, é ainda mais importante que os colaboradores tenham pleno conhecimento da responsabilidade que é gerenciar dados de terceiros, especialmente na área da saúde. O treinamento é indispensável para que a empresa apresente um caminho completo para os dados armazenados, com começo, meio e fim. Além disso, é importante o aperfeiçoamento permanente nos softwares e programas utilizados para esse fim”, finaliza. 

True –  A True é uma plataforma completa voltada para o setor de Saúde, com serviços de compliance, consultoria e auditoria e tem solução integral independente às operadoras, que busca eficiência, economicidade e qualidade dos prestadores de serviços. 

True Auditoria


Compartilhar