SMAS realiza ações em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa em Situação de Rua

15 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Três Lagoas (SMAS), por meio da Diretoria de Atenção de Média Complexidade, realiza a partir desta segunda-feira (15) uma série de ações alusivas ao Dia Nacional da Luta da Pessoa em Situação de Rua.

Durante a semana serão realizadas rodas de conversa com os usuários do Centro POP, atividades voltadas ao estímulo da autoestima e cuidados pessoais, Roda de conversa sobre Saúde bucal com café da manhã especial, cine Pop e no dia 19 de agosto será realizada uma ação na Praça Senador “Ramez Tebet” para divulgação dos serviços do Centro Pop com o Atendimento médico consultório na Rua.

O DIA 19 DE AGOSTO

O dia 19 de agosto foi escolhido como Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua em memória ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital paulista.

CENTRO POP E ACOLHIMENTO POP

O Centro Pop atende às pessoas que não querem ou não precisam de um local para dormir. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 7h às 17h, e o local oferece café da manhã, almoço e lanche, além de disponibilizar local para higiene pessoal, lavanderia, e aos que necessitam: o auxílio com roupas, sapatos e cobertores.

Há também a solicitação de documentos pessoais, inclusão no Cadastro Único, busca e localização familiar e demais orientações sociais que os usuários do serviço necessitarem. Atualmente o Centro Pop atende em média 25 pessoas ao dia.

Enquanto o Acolhimento Pop o serviço oferece atendimento 24h, e o local está preparado para acolher a pessoa que precisa de uma moradia temporária. O acolhido recebe café da manhã, almoço e janta, um kit de higiene (com sabonete, creme dental, escova de dente, toalha de banho e roupa de cama). Em média, essa pessoa fica no local por tempo definido pela equipe técnica da unidade, porém o tempo depende da necessidade de cada indivíduo.

Lá também há orientação para construção de currículo e encaminhamentos para agência de emprego, como também, auxilia as pessoas a buscar tratamento na rede pública de saúde. Outro serviço bem recorrente, são a emissão de documentos pessoais. A unidade possui capacidade de atender aproximadamente 50 pessoas, sendo elas divididas em ala feminina e masculina.

Importante ressaltar que tanto o Centro Pop quanto o Acolhimento Pop possuem coordenadoras, assistentes sociais, psicólogos, artesão, orientador social e nutricionista.

O Centro Pop e Acolhimento Pop ficam em prédios vizinhos, porém as execuções dos serviços são separadas e no momento está localizado na Rua Protázio Garcia Leal, 1026, Santa Terezinha.

AIorK4xFNr-wL5nBkEqd_-h7ZB-2ej6h63DQRL_24T3VaZNcRV-RQAGVAXk-Ii0HjLu7lBFXDlIqxCU

Compartilhar