Quem é o maior cliente do Brasil em carne bovina

15 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Ouça seu Podcast semanal do Correio Rural na voz de Bruno Blecher

Bruno Blecher, Denis – 15/08/2022 09:20 – Correio do Estado

As exportações de carne bovina do Brasil continuam em alta. em julho a receita chegou a um vírgula dois bilhão de dólares duzentos milhões a mais do que em junho. Em relação a junho de dois mil e vinte e um a receita saltou vinte e um vírgula oito por cento.

Os números foram divulgados pela ABRAFIGO Associação Brasileira dos Frigoríficos. No acumulado do ano se a gente pegar janeiro a julho as vendas de carne bovina para o exterior somaram um vírgula dois nove milhão, um vírgula vinte e nove milhão de toneladas, vinte vírgula sessenta e cinco por cento a mais do que igual ao período de dois mil e vinte e um.

Esse ano até julho o Brasil já faturou sete vírgula quarenta e sete bilhões de dólares com as exportações de carne bovina. 

Quarenta e seis vírgula sessenta e cinco por cento a mais do que no mesmo período do ano passado.  A china é a responsável por quatro vírgula sessenta e quatro bilhões

dos sete vírgula quarenta e sete bilhões de dólares que o Brasil faturou até julho. De janeiro a julho. Um aumento de cinquenta por cento em relação a dois mil e vinte e um. Em segundo lugar está os Estados Unidos que levaram nove por cento do total exportado pelo Brasil esse ano e a receita subiu sessenta e um vírgula nove por cento alcançou seiscentos e trinta e um seiscentos e trinta e oito milhões de dólares. 

Da carne a gente vai pro leite preço do leite captado em junho e que foi pago aos produtores agora em julho de vinte e dois subiu dezenove vírgula um por cento frente ao mês anterior chegando a três vírgula dezenove reais na média Brasil líquida do CEPEA. 

O CEPEA é o Centro de Estudos Avançados e Economia Aplicada que é da ESALQ USP. O valor é recorde da série histórica do CEPEA.

e está quase vinte e cinco por cento acima da média registrada no mesmo período do ano passado. O leite no campo acumula a valorização real, isso já deflacionada de quarenta e dois vírgula sete por cento. desde janeiro. O que que explica essa alta do leite que está sendo bem significativa? Primeiro a menor oferta de leite no campo em junho em maior disputa das indústrias e laticínios pela compra de matéria prima. É a lei da oferta e demanda.

A diminuição da produção de leite no campo é outro fator que provoca uma redução dos estoques de lácteos em julho. E é consequência também do avanço da do período da entressafra. Nós estamos em plena entressafra.

Aí os insumos caros estão pressionando os custos de produção. Isso não é de agora não, é desde dois mil e dezenove. Diante disso tem pecuarista reduzindo o investimento na atividade

e muitos até deixando leite. O inverno e essa secura toda diminuem a qualidade das pastagens prejudicando a alimentação das vacas.

Quando que a situação deve normalizar ou pelo menos aliviar um pouco? Em setembro, outubro com as primeiras chuvas da primavera. A única notícia boa pro pecuarista nesses tempos de nesses últimos tempos é a queda nas cotações do milho.

O preço do milho caiu um pouco nos últimos nos últimos dias. 

Para o consumidor o preço do leite disparou nos últimos doze meses eh quarenta e um por cento. Olha só quarenta e um por cento.

preço do leito, né? Falando preço do leite. E o Brasil teve uma deflação agora em julho de zero vírgula sessenta e oito por cento provocado pela queda dos preços dos combustíveis. Todo aquele ajuste do preço dos combustíveis provocou uma diflação. Mas os alimentos eles continuaram em alta. Veja só, no acumulado de doze meses, a inflação do grupo alimentação e bebida está próxima de quinze por cento.

As maiores altas são do mamão, mamão teve alta de noventa e nove vírgula trinta e nove por cento, cem por cento. Da melancia teve alta de oitenta e um vírgula seis por cento.

A cebola setenta e cinco por cento. O morango setenta e três vírgula oitenta e seis por cento. A batata inglesa sessenta e seis vírgula sessenta e dois por cento.

e o leite derivado nós já falamos quarenta e um por cento. Pra carne bovina não vou nem falar né? Até teve uma queda nos últimos meses mas é é a alta da carne bovina está explosiva aí né?

Caso queira consumir o conteúdo do episódio acima, em forma de aúdio (PODCAST), Basta apertar o Play:


Compartilhar