Polícia Militar Ambiental de Campo Grande autua paulista por crime de pescar em local proibido em cachoeira e apreende petrecho de pesca

16 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Fotos: PMA/MS

Campo Grande (MS) – A Polícia Militar Ambiental está reforçando a fiscalização em monitoramento aos cardumes que começam a se formar em todo o Estado.

Equipes de Campo Grande estão reforçando regiões onde eles estão sendo detectados em reforço às subunidades do interior.

Ontem (15) à tarde, uma equipe de Policiais Militares Ambientais de Campo Grande que está na região de Porto Murtinho fiscalizava e monitorava um cardume na região conhecida como Cachoeira do Apa, a 90 km da cidade de Porto Murtinho e autuaram um pescador paulista por pesca predatória, ao pescar naquele local proibido pela legislação.

O turista (54), residente em Valinhos (SP), foi abordado quando iniciava a pescaria e ainda não tinha capturado nenhum pescado.

Com ele foi apreendida uma vara de pesca com molinete e um balde com iscas. Na região existem avisos de que é crime pescar no local, bem como os moradores sempre alertam os pescadores da proibição.

O infrator foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 700,00. Ele também responderá por crime ambiental, com pena prevista de um a três anos de detenção.

As normas proíbem e consideram crime, a pesca a 200 metros a montante e a jusante das cachoeiras e corredeiras, pois é alta a vulnerabilidade dos cardumes nesses locais dos rios, principalmente com as condições de seca em que estão os rios.

CACHOEIRA DO APA

O local conhecido como Cachoeira do Rio Apa, localizado a 90 km da cidade de Porto Murtinho, precisa de fiscalização constante por ser ponto em que os cardumes ficam muito vulneráveis, principalmente quando o rio está com o nível de água baixo.

O local, uma longa corredeira (local com pesca proibida por lei) é ponto de pesca predatória, caso não se faça fiscalização preventiva intensiva como a PMA tem feito no local, tanto por brasileiros, como por paraguaios, pois faz fronteira do Brasil com Paraguai.

A Polícia Militar Ambiental possui um posto na região, que também é um povoado. A população local, onde existem ranchos e pousadas de pesca é extremamente consciente e denuncia qualquer pessoa que cometa a prática de pesca na cachoeira, ou outro tipo de pesca ilegal na região.

Apesar de bem sinalizada à proibição da pesca, algumas pessoas se arriscam na prática de pesca ilegal no local.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS – (Contato – TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ) tel. – 3357-1500


Compartilhar