Rincon Code traz novo conceito para segregação de reprodutores

16 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

A segunda edição do Rincon Code, da Cabanha Rincon del Sarandy de Uruguaiana (RS), traz mais uma novidade para a temporada de leilões da pecuária. Este ano, para facilitar a escolha dos criadores, o catálogo apresenta os reprodutores por categoria com base nos dados genéticos. Estarão em pista 250 exemplares Angus, Brangus e Ultrablack, touros e matrizes que se destacaram na avaliação do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo). O remate será realizado no dia 21 de agosto, de forma virtual, com transmissão pelo Canal do Criador e pelo Lance Rural a partir das 9h.   

Os reprodutores estão distribuídos nas categorias: Elite, Performance, Marmoreio, Carcaça, Facilidade de Parto e Sistema de Cria. “Queremos elevar ainda mais o nível do Rincon Code, trazendo animais de ponta do nosso plantel, que tiveram escores acima da média”, destaca Ignacio Tellechea, que comanda a propriedade junto com a mãe Claudia Indarte e o irmão Martin Tellechea.

Estão classificados como Elite, touros de pista, superiores em fenótipo, consistência genética e com índices diferenciados. Como o reprodutor Thor, Rincon TE3867 Zoralito del Sarandy, touro de 1 ano, que integrou o Trio Grande Campeão Terneiro na Expoutono de Uruguaiana deste ano. O exemplar que é genotipado e homozigoto preto é top 4% para Marmoreio e 2% para Resistência ao Carrapato. 

A categoria Performance reúne reprodutores com os melhores resultados para as características produtivas de desempenho, ponderadas pelo índice Final. Os touros listados em Marmoreio têm aptidão para produção de carne premium com alto grau de marmoreio. Carcaça aponta animais melhoradores para as características associadas ao rendimento de carcaça.

Em Facilidade de Parto, os criadores encontrarão reprodutores recomendados para uso em novilhas e máxima produção em sistemas superprecoces. A categoria Sistema de Cria reúne touros superiores para características relevantes onde as mães que são retidas no plantel determinam o sucesso do sistema no longo prazo.

O remate ficará a cargo da Parceria Leilões e da Programa Leilões com Fábio Crespo no martelo. Para receber informações exclusivas, os criadores podem entrar na lista de transmissão do Rincon Phone. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (55) 99676-2421.

FOTO: Thor, Rincon TE3867 Zoralito del Sarandy
Crédito: Gabriel Olivera

Jardine Agência Com,.


Compartilhar