Amar e Shopping inauguram espaço para autistas

29 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Evento contou com a presença do artista Dan, responsável pelo mural feito em street art

Um mural multicolorido, que chama atenção para quem passa pelo estacionamento do Shopping Campo Grande. O espaço é destinado exclusivamente para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), e a pintura tem ainda o objetivo promover a reflexão sobre a conscientização do acolhimento a esse público.  Entregue no início de agosto, a área foi oficialmente inaugurada nesta sexta-feira, dia 26, com a presença do Grupo Amar – Grupo de Apoio aos Pais e Familiares de Autistas do Mato Grosso do Sul.

Para Ana Lúcia Sauter, idealizadora do Amar, as vagas vão dar mais visibilidade para a sociedade sobre a importância do tratamento especial aos autistas. “Trazer no espaço o símbolo que representa o autismo, mostra para a população que precisamos de atenção”, afirma. O Grupo, que nasceu em 2015 pelo whatsapp, logo que o aplicativo de mensagens foi criado, recebe todos os dias pedidos de adesão de novos pais e mais que buscam orientação. “Nosso papel é levar informação para as famílias para que todos entendam mais sobre o assunto, dando principalmente o acolhimento a elas”, conta. 

Embora já existam as vagas destinadas à deficientes, que incluíam os autistas, as novas vagas na garagem coberta vão fazer a diferença na vida das famílias. “Já tínhamos as vagas especiais mas como o autista não tem uma deficiência visível, muitas vezes sofremos preconceito por aqueles que acreditam que quem está estacionando ali é uma pessoa normal”, explica. 

O espaço ganhou o colorido do artista Dan, campo-grandense conhecido nacionalmente por sua street art. Cantores como Gloria Groove e Projota já utilizaram seu material em clipes e peças artísticas, além de estampar revistas como a GQ Magazine. Atualmente, Dan tem um projeto muito mais nobre: chamar a atenção para o autismo. 

Dan pesquisou sobre a simbologia, inseriu sua identidade visual e o resultado chama atenção de quem passa. “Não entendia 100% da causa, mas sei que vem crescendo em todo o lugar e estudei para trazer essa visibilidade que o autista precisa ter. É um espaço para eles e está em um local que todos que passam por aqui podem ver”, afirma. 

A gerente de marketing do Shopping Campo Grande, Ana Paula Faustino, lembra que outras ações têm sido feitas para tratar do acolhimento dos autistas. “Desde exposição de fotos, fazer eventos das nossas atrações em horários especiais, quando o Shopping está fechado, e treinar nossos colaboradores e lojistas para oferecer um tratamento adequado. Nosso papel é trazer esse tema constantemente, já que estamos diante de pessoas com uma deficiência que não é visível mas que precisa de atenção especial. Um autista pode – e deve – ser inserido na sociedade e desfrutar de todos os direitos e deveres”. 

Os autistas têm direito à vaga especial no estacionamento público ou privado, mesmo que não sejam os condutores do veículo. Para utilizar essas vagas é necessário fazer o Cartão DEFIS, emitido pela autoridade de trânsito.

Quem tem direito ao cartão pode iniciar o processo pela internet, nos sites da Agetran (www.agetran.ms.gov.br) e do Detran (www.detran.ms.gov.br). 

É possível conferir mais trabalhos do artista no instagram @bydan___/ e @galeriameiasete

Grupo Sato


Compartilhar