Medicina veterinária brasileira súplica por um olhar mais atento para a saúde mental

14 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Por Bianca S Gresele *

Ainda rodeada de tabus, preconceitos e dúvidas, a saúde mental é um tema que precisa ser debatido e tratado com a seriedade que merece e isso inclui pensar sobre esse assunto no contexto do trabalho. Sabe-se que nas profissões de alta assistência, onde empatia, compaixão e cuidado com os outros estão no centro da prática, algumas doenças e casos como burnout, fadiga por compaixão, esgotamento emocional e suicídio podem ainda ser negligenciados e desconhecidos, mas deve ser reconhecida como doença ocupacional e isso quem está falando não sou eu, mas a Organização Mundial da Saúde Animal (OMS) que declarou o tema este ano.

Portanto, isso não deve ser diferente na medicina-veterinária. Aqueles que buscam uma carreira nessa área geralmente o fazem por causa de um desejo empático de cuidar dos animais. Contudo, esses profissionais não possuem em suas formações disciplinas que os ensine a lidar com as demandas emocionais dos tutores e até com as suas próprias, o que podem colocar em risco a sua própria saúde mental e bem-estar.

Diante disso, é importante contextualizar e analisar os fenômenos, dinâmicas e fatores estressores que envolvem essa profissão, e isso não é uma tarefa fácil. Muitas são as dificuldades enfrentadas na rotina do médico-veterinário, e algumas das mais desafiadores são lidar com o processo de luto e a perda do paciente; realização de eutanásia; sobrecarga de trabalho; comunicar más notícias; desvalorização da profissão, e conflitos entre a equipe.

Trata-se de uma prática muito estressante e crítica na qual são observados uma constante sobrecarga de trabalho e acontecimentos como privação de sono, além de exaustão e medo de cometer erros. Somados, esses fatores podem resultar no que chamamos de estresse laboral, podendo prejudicar a saúde física e mental desses profissionais.

Preocupados com essa realidade, alguns estudos realizados nos Estados Unidos em 2017, 2019 e 2020 pela empresa MSD Saúde Animal, em conjunto com a AVMA (Associação Americana de Medicina Veterinária), e Brakke Consulting, ressaltaram as dificuldades vivenciadas pelo médico-veterinário e as altas taxas de doenças mentais desses profissionais (MERCK, 2018; 2020; 2021).

O levantamento ainda mostra que os veterinários estão sob alto risco de estresse ocupacional, esgotamento e bem-estar psicológico precário, e ainda apresentam maiores níveis de burnout do que os médicos da medicina humana. O sofrimento moral e a sensação de esgotamento na prática veterinária estão aumentando constantemente, e podem ser uma fonte de estresse e mal-estar que não é amplamente reconhecido ou compreendido.

Portanto, fica evidente que é imprescindível buscar maneiras de valorizar a qualidade de vida e diminuir o impacto do estresse na rotina do médico-veterinário. Para isso, é importante compreender os desafios e demandas específicas de cada contexto, país e cultura a qual esse profissional está inserido.

E aí que entramos no Brasil. Até o momento não havia sido realizado nenhum estudo no País sobrea prevalência dos problemas de saúde mental e/ou de bem-estar da profissão, e com isso, permaneciam dúvidas sobre o quão sério é o problema nessa área. Em julho, a MSD Saúde Animal lançou a primeira pesquisa no país para entender o cenário de saúde e o estado de bem-estar desses profissionais. O levantamento está sendo feito em parceria com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), World Small Animal Veterinary Association (WSAVA), Associação Brasileira em Prol da Saúde Mental na Medicina Veterinária (Ekôa Vet) e é, inclusive, orientado por mim.

O interesse acadêmico por estudos sobre a saúde mental na medicina veterinária tem aumentado em alguns países nos últimos anos, mas pouco se vê na prática, e é esse o foco da MSD Saúde Animal. A pesquisa faz parte de um projeto da companhia para melhorar a saúde mental dos veterinários, e seus resultados são o ponto de partida para desenvolver iniciativas que ajudem a solucionar os problemas que foram apresentados.

Embora a preocupação com relação a saúde mental na área veterinária esteja melhorando, ainda existem grandes dificuldades no que se refere às estratégias para auxiliar na mudança dessa realidade na prática. E claro, somado a isso está a autoresponsabilidade desses profissionais de priorizarem uma rotina que envolva práticas de autocuidado, de bem-estar e cuidado com a saúde, incluindo a busca por ajuda profissional especializada e fortalecendo a sua rede de apoio. Junta-se a isso um ambiente protegido, no qual possam expressar seus sentimentos, medos, dúvidas e questionamentos.

É por isso que estamos entusiasmados com esse primeiro estudo brasileiro, que pode ser um grande passo para o mercado, já esses resultados trarão mais atenção para o tema e tornarão as iniciativas planejadas a partir dos dados mais assertivas, ajudando a olhar para esses profissionais que cuidam dos nossos pets da forma que merecem! A medicina veterinária brasileira súplica por um olhar mais atento para a saúde mental e nós faremos isso juntos!

Bianca Stevanin Gresele *, psicóloga, professora MSc e parceira da MSD Saúde Animal.

Referências:
MERCK, A. H. Merck Animal Health Veterinarian Wellbeing Study 2017. Merck Animal Health. website aqui. Publicado em Janeiro de 2018.

MERCK, A. H. Merck Animal Health Veterinarian Wellbeing Study 2019. Merck Animal Health. website aqui. Publicado em Janeiro de 2020.

 MERCK, A. H. Merck Animal Health Veterinarian Wellbeing Study 2020. Merck Animal Health. website aqui. Publicado em Janeiro de 2021.

Ketchum


Compartilhar