Programa Ibermúsicas tem 9 convocatórias abertas para o setor musical

16 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

​​​​​​​Editais abrangem variadas especialidades profissionais e modalidades de auxílio financeiro

Agentes que atuam no setor da música, com diferentes especialidades e atividades, podem se inscrever até 1º de outubro nas convocatórias do Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas – Ibermúsicas 2022. São nove editais, que buscam estimular a internacionalização e circulação; intercâmbios; aperfeiçoamento artístico e técnico; criação de músicas; entre outros objetivos.

Uma das novidades deste ano é o Prêmio Brasil Ibermúsicas, cujo propósito é reconhecer e valorizar espaços e empreendimento que venham contribuindo para a divulgação da música brasileira nos países ibero-americanos (da América Latina e Península Ibérica).

O Ibermúsicas é um programa de cooperação internacional multilateral entre os Ministérios e Secretarias de Cultura da região, dedicado exclusivamente às artes musicais. No Brasil, é representado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte. O Programa foi aprovado na XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Assunção, Paraguai, em novembro de 2011.

As inscrições nos editais podem ser realizadas pelo portal do Ibermúsicas, no endereço eletrônico https://www.ibermusicas.org/index.php/convocatorias-pt/

Confira cada uma das convocatórias abertas:

Auxílio ao setor musical para circulação na Ibero-América
– Apoio e incentivo financeiro para a circulação de agentes do setor musical ibero-americano, favorecendo a internacionalização dos espetáculos musicais, e os intercâmbios de criação, de investigação e de saberes. Cada projeto contemplado poderá receber até 8 mil dólares norte-americanos.

Auxílio ao setor musical para circulação nos Estados Unidos – Com a missão de promover o diálogo intercultural entre artistas musicais da América Latina e dos Estados Unidos, o processo seletivo, fruto de colaboração entre o Ibermúsicas e o Mid Atlantic Arts (EUA), tem por objetivo o apoio aos projetos contemplados. O montante máximo do apoio concedido a cada projeto não excederá cinco mil dólares norte-americanos.

Auxílio ao setor musical para a programação ibero-americana – Edital destinado a programadores de salas de concerto, teatros e escolas, além de festivais, feiras de música e outros eventos e empreendimentos, que intencionem convidar artistas, técnicos e ministrantes de oficinas de países ibero-americanos para participação em suas programações. O apoio financeiro se destina a cobrir despesas de transporte. Cada projeto poderá receber até oito mil dólares norte-americanos.

Auxílio à especialização e ao aperfeiçoamento artístico e técnico do setor musical – O concurso é aberto a apoiar artistas e técnicos do setor musical ibero-americano. Destina-se a instrumentistas, cantores, técnicos, luthiers, compositores e todos os agentes da cadeia de valor da indústria musical que desejem estudar, durante um período de um a seis meses, na região ibero-americana. Cada candidato receberá mil dólares norte-americanos por mês para estudos na América Latina, e mil e trezentos dólares por mês para aprimoramento na Espanha e em Portugal.

Auxílio ao setor musical em modalidade virtual – O processo seletivo busca fomentar a produção de conteúdos para difusão em modo virtual e promover laboratórios de criação; fortalecer a capacitação permanente do setor musical ibero-americano; e incentivar a inovação dessa área produtiva – sempre contemplando a cooperação ibero-americana entre os países-membros. Cada projeto contemplado receberá até dois mil e quinhentos dólares norte-americanos.

IX Prêmio Ibermúsicas à criação de canções – O edital busca promover a criação de música popular e o fortalecimento de laços de cooperação entre criadores, intérpretes e compositores do setor musical ibero-americano. 
Também tem como alvo estimular a cocriação de canções por parte de artistas de dois países-membros do Programa. Será concedido um prêmio de dois mil dólares norte-americanos para cada canção contemplada, sendo mil dólares para cada criador.

Prêmio Ibermúsicas de composição e estreia de obra – Por meio do concurso, pretende-se reforçar as redes da música de concerto na região ibero-americana, com a promoção do diálogo entre intérpretes e compositores. A meta é, também, impulsionar a criação e as estreias de música acadêmica, erudita, contemporânea e experimental e, assim, contribuir para a ampliação do repertório da Ibero-América. A convocatória é destinada a intérpretes, ensambles, conjuntos de câmara, orquestras, agrupamentos corais e coros, entre outros coletivos. Eles deverão apresentar um projeto de estreia de obra, composta para a sua instrumentação. O prêmio é de cinco mil dólares americanos. Será contemplado um projeto de cada país-membro do Programa.

Concurso Ibero-Americano La Guarânia, banda sonora do Paraguai para o mundo – O propósito da ação é apoiar e acompanhar a postulação da guarânia como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Para isso, o Governo Nacional do Paraguai e o Programa Ibermúsicas contemplarão, a partir do processo seletivo, uma canção inspirada no universo sonoro e poético da guarânia. O compositor da obra vencedora receberá dois mil dólares americanos. O Ibermúsicas acrescenta que a composição será apresentada em estreia por uma orquestra ou ensamble do Paraguai, no primeiro semestre de 2023.

Prêmio Brasil Ibermúsicas – O edital busca reconhecer o mérito de iniciativas ou espaços dedicados, ao longo dos anos, a difundir a música brasileira na região ibero-americana. Serão concedidos seis prêmios de cinco mil dólares norte-americanos.

Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas – Ibermúsicas
https://www.ibermusicas.org/

Convocatórias abertas até 1º de outubro

Representação no Brasil
Fundação Nacional de Artes

Assessoria de Comunicação Funarte


Compartilhar