Período eleitoral: veja alguns cuidados, pois algumas seguradoras podem não indenizar veículos adesivados para campanha

18 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Felipe Wichmann, da franquia BidonCred, explica como em certos casos o uso indevido de adesivos, envelopamento e plotagem em automóvel particular pode comprometer a garantia por parte da seguradora

A campanha eleitoral para presidente, governador, senador e deputados está aquecida nos quatro cantos do Brasil. Com isso, é muito comum depararmos com veículos adesivados, porém algumas seguradoras exigem o enquadramento do automóvel para uso comercial ou fins publicitários.

Em caso de sinistro, se esse veículo não estiver de acordo com as normas exigidas pela seguradora, pode haver perda e garantia do seguro e automaticamente o cancelamento da apólice.

“Antes de tudo, o segurado precisa estar ciente que as seguradoras classificam os veículos em perfis. Existe o veículo de uso particular e o de uso comercial. Portanto, o problema surge quando o carro de uso particular for usado na campanha eleitoral. Por exemplo, transportando cabos eleitorais”, explica Felipe Wichmann, diretor executivo da BidonCred, franquia do setor de seguros e créditos financeiros.

A orientação nestes casos é que o proprietário procure a seguradora e altere o perfil, podendo haver aceitação da seguradora ou não, conforme condições gerais de cada empresa.

Quando o veículo é utilizado somente para campanhas políticas, o segurado precisa estar ciente que algumas seguradoras caracterizam como “risco excluído” quando o veículo é utilizado somente para campanhas eleitorais, podendo ser cancelada a apólice, conforme condições gerais de cada seguradora.

Já outras seguradoras só permitem esse tipo de contratação quando o veículo for do próprio candidato ou quando estiver sendo utilizado a serviço do diretório do partido em comícios, carreatas ou ainda para transporte de pessoas e materiais de apoio da campanha, sendo imprescindível o enquadramento como uso comercial.

Felipe enfatiza que é fundamental que o proprietário do veículo mantenha contato com sua seguradora, converse com seu corretor de seguros e certifique-se quais são as normas e procedimentos da seguradora e se ela apresenta alguma restrição na cobertura do veículo. “Nós da BidonCred oferecemos apólices específicas para cada tipo de situação”, diz.

Perda da garantia do seguro

Em casos em que o veículo será utilizado para fazer campanhas políticas, comícios, carreatas ou para transportes de pessoas e/ou materiais de apoio da campanha, dependendo da seguradora pode ocorrer o cancelamento da apólice pela não aceitação do risco.

Além disso, se faz necessário o enquadramento do veículo como exercício do trabalho (comercial), veículos para exposição e fins publicitários. Portanto, é essencial o enquadramento correto e que o segurado informe ao corretor a finalidade daquele veículo.

Vale lembrar que os veículos adesivados com propaganda política não poderão contratar garantia adicional para plotagem, ou seja, em caso de sinistro a adesivação não será reparada, conforme cada seguradora e suas respectivas condições gerais.

Veículo particular

Caso o segurado possua veículo particular, onde utiliza o veículo apenas para fins particulares (de casa para o trabalho), porém há um adesivo de campanha política que cobre o vidro traseiro, ou para veículos adesivados em apenas uma parte (por exemplo, porta dianteira ou porta traseira, ou vidro traseiro), em que o adesivo seja apenas para demonstrar apoio ao candidato, não há motivos para a alteração do uso final, neste caso, considerado como uso particular.

Nesse caso, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) permite o uso somente do adesivo perfurado, que é aquele que não interfere na visão do motorista. Esses tipos de adesivos devem ter no máximo o tamanho de 50 cm x 40 cm.

O executivo reforça que caso o automóvel esteja adesivado e alguém do partido contrário resolva danificar esse carro, a seguradora não o indeniza. Esse tipo de avaria decorrente de acirramento partidário não é indenizável.

Aumento do valor do seguro

Na época de campanha política, muitos eleitores expressam suas afinidades partidárias colando adesivos em seus veículos e muitos veículos são utilizados somente para este fim. Sendo necessário ter cuidado, pois algumas seguradoras exigem que a categoria da apólice seja mudada para ‘uso comercial’ ou ‘fins publicitários’. Essa mudança eleva o valor do seguro.

“O valor da contratação desse serviço dependerá diretamente de diferentes fatores. Pois as seguradoras consideram o modelo e ano de fabricação do veículo; por onde ele costuma circular; o quanto ele costuma rodar por dia; além das coberturas escolhidas. Portanto, para saber quanto ele custa é preciso entrar em contato diretamente com um franqueado e realizar uma cotação, que vai variar conforme essas características citadas. Vale lembrar que para garantir um seguro mais barato é preciso pesquisar em diversas seguradoras para conseguir a melhor oferta e saber o que é aceito pela seguradora e política da empresa, daí a importância de contar com um profissional e equipe preparada para lidar com esse assunto para evitar mal-entendidos”, finaliza o diretor executivo da BidonCred.

Sobre a BidonCred

A BidonCred surgiu em 2010, em Campo Bom, região metropolitana de Porto Alegre (RS), e entrou para o mercado de franchising em 2016, com atuação no mercado de seguros. Em 2022 incorporou a financeira e atualmente comercializa seguros  e créditos nas áreas de: acidentes pessoais, empresarial, condomínios, responsabilidade civil, risco de engenharia, imobiliário, caminhão, motos, frotas de veículos, automóvel e seguro de vida.

Além de empréstimo consignado, crédito empresarial, consórcio, financiamentos, entre outros. A marca atua pelo sistema home office e loja física com investimento inicial a partir de R$15.590 e prazo de retorno estimado entre 2 a 24 meses. www.bidoncred.com.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fatos&Ideias Comunicação –  fatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

Elaine Rodrigues – (17) 99171-1771 – elaine@fatoseideias.com.br


Compartilhar