Plataforma de treinamentos sobre uso e manutenção de equipamentos vence o Desafio Expointer do HackatAgro

20 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

O grupo “YbyTech” foi o grande vencedor do desafio promovido pelo HackatAgro, movimento que valoriza a digitalização do agronegócio brasileiro, durante a 45ª Expointer. A maratona de inovação teve o objetivo de buscar uma solução inovadora e digital para facilitar a disseminação de tecnologias e conhecimento para produtores rurais e suas equipes. 

“O projeto vencedor desenvolveu uma plataforma de treinamento de manuseio e manutenção de equipamentos agropecuários. O diferencial foi que incluíram acessibilidade e interatividade – por meio de games –, além de realidade aumentada e certificação”, detalha Alberto Meneghetti, CEO da Neodigital, agência que realiza o HackatAgro. 

O segundo lugar ficou com o time “404 – Tech Horizons Line”, que criou uma plataforma de treinamento e assistente virtual ou remoto para manuseio de equipamentos de forma imediata e treinamento assistido. No terceiro lugar, a “Agrotech” sugeriu uma plataforma para controle total e treinamento de forma visual que habilita pessoas com deficiências. 

“O Desafio Expointer foi um grande sucesso, com mais de 240 participantes de diversas idades e áreas de formação. Um destaque desta edição foi a diversidade com o grupo Agrotech, liderado pelo empreendedor surdo. Eles puderam participar de forma virtual ou presencial”, comenta Donário Lopes de Almeida, idealizador do HackatAgro. 

Hackathon presencial 

A participação presencial no Desafio Expointer foi realizada na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) da Rua Tito, 54, na Vila Romana – zona oeste da cidade de São Paulo. A coordenação do local disponibilizou, inclusive, intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a manutenção de um ambiente totalmente inclusivo. 

“Neste desafio, o segundo em que disponibilizamos nossa sede, tivemos quatro turnos com professores orientando os participantes, aluno de ensino médio, paisagismo, segurança do trabalho, design de interiores, informática, comércio, zeladoria, portaria, entre outros”, comenta Paulo Krastin, que liderou a Soluções IoT, vencedora de desafio do HackatAgro em 2021. 

Hoje membro do grupo de gestão e desenvolvimento do Senac, Paulo acredita que os hackathons são o futuro da educação. “Quando os alunos participam de um evento como esse, eles se autodesafiam. Com isso, as capacidades se desenvolvem bem e ajudam a melhorar o desempenho deles durante as aulas, resultando em profissionais melhores”, avalia Krastin. 

Sobre o HackatAgro  

Desde o seu surgimento, em 2019, o HacktAgro contou com a parceria de importantes empresas, como Banrisul, Claro, Yara, New Holland, Kepler Weber e Amaggi e várias entidades envolvidas no ecossistema da inovação. Em 2022, já foi realizado outro hackathon, sobre manejo sustentável do solo, o Desafio Banrisul, que atraiu 270 empreendedores.   

Para mais informações, acesse: www.hackatagro.com/

Por Rafael Iglesias


Compartilhar