Inscrições para Seminário de Iniciação Científica do IFMS vão até dia 28

22 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Evento, que se destina a acadêmicos de graduação do IFMS, será realizado no mês de novembro na Capital

Os estudantes de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) podem inscrever trabalhos para a edição 2022 do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict) até dia 28 de setembro. 

A submissão acontece por meio do formulário eletrônico. O participante deve incluir o resumo expandido, conforme modelo disponibilizado no edital de abertura, publicado na Central de Seleção

Caso queira, o acadêmico pode também enviar o link de vídeo do YouTube, contendo a apresentação da sua produção científica e/ou tecnológica desenvolvida, com no máximo 10 minutos de duração. Todos os trabalhos submetidos precisam ser individuais. 

A participação é obrigatória para bolsistas envolvidos nos projetos de pesquisa selecionados por meio do edital nº 030/2021 e que tenham participado nas modalidades Pibic, Pibic-Af e Pibiti do CNPq/IFMS. 

É facultativa a participação dos discentes voluntários participantes dos programas de iniciação científica e tecnológica, além dos demais acadêmicos dos cursos de graduação envolvidos em projetos de pesquisa. 

Os orientadores dos estudantes devem confirmar a participação dos mesmos no evento por meio de planilha disponibilizada pela Coordenação de Pesquisa e Inovação (Copei) do campus. 

Seminário – Realizado anualmente, o evento tem o objetivo avaliar e acompanhar os Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic, Pibic-Af e Pibiti), destinados aos estudantes de nível superior, apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Instituto Federal. 

Também busca valorizar as atividades de pesquisa, desenvolver o pensamento científico e a iniciação à pesquisa, além de divulgar, acompanhar e avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos orientadores e discentes, promovendo o intercâmbio de conhecimento. 

Edição 2022 – Ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro, em Campo Grande. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), com apoio dos campi da instituição. 

Os trabalhos apresentados durante o Semict serão avaliados considerando a elaboração do banner pelo participante, cujos modeles também estão disponíveis na Central de Seleção, bem como as informações contidas no resumo expandido. 

Feita por avaliadores internos e externo, a análise dos trabalhos levará em conta itens como estrutura visual, organização e qualidade técnica; relevância social, cultural e/ou política do trabalho; relevância em termos de desenvolvimento científico e tecnológico; e domínio do conteúdo, clareza na exposição presencial. 

Além da apresentação de trabalhos científicos, integram ainda a programação do Seminário palestras, espaços temáticos e encontros de grupos de pesquisa do Instituto Federal. 

O evento integra oficialmente a programação da Semana de Ciência e Tecnologia da instituição, que é realizada em outubro. 

O contato com a Comissão Organizadora do evento poderá ser realizado pelo e-mail dirpe@ifms.edu.br ou por meio do representante de cada campus.

Assessoria de Comunicação Social do IFMS 


Compartilhar