PMA fecha criadouro de galos para rinha, autua infrator em R$ 28,5 mil por maus-tratos e apreendem 57 galos de rinha e gaiolas

23 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Campo Grande (MS) – Um local onde funcionaria um criadouro de galos para rinha no bairro Coophavila II foi denunciado a Policia Militar Ambiental de Campo Grande hoje (22) pela manhã. A equipe Policial foi ao local e um homem de 55 anos identificou-se como cuidador dos animais e que receberia para alimentar e treinar os galos.

Os Policiais verificaram no local onde eram mantidos os animais várias esporas, biqueiras artificiais, tesouras cirúrgicas, gaiolas, seringas e remédios para tratamento dos ferimentos dos galos. Os animais eram mantidos em gaiolas de alvenaria e de ferro, algumas extremamente apertadas,  com restrição de movimentos, privação de luz solar e circulação aérea inadequada, o que, por si só, caracteriza-se maus-tratos. Alguns animais apresentavam diversos ferimentos na crista e peito e se apresentavam mutilados, com as esporas cortadas.

O material foi apreendido, além de 57 galos domésticos. O infrator, residente no local, foi conduzido pelos Policiais Militares à delegacia de Polícia Civil na Capital e responderá por crime ambiental de maus-tratos a animais, com pena prevista de três meses a um ano de detenção. A PMA confeccionou auto de infração administrativo e aplicou multa de R$ 28.500,00 contra o infrator.

Os galos e as gaiolas ficaram sob responsabilidade do autuado como fiel depositário, devido à falta de local adequado para serem levados naquele momento. Assim que se consiga um local para a destinação, todo o material será recolhido. O fiel depositário precisa manter tudo como está, sob pena de prisão e nova autuação administrativa de multa ambiental.  

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS – (Contato – TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ) tel. – 3357-1500

Fotos: PMA/MS


Compartilhar