Produção de café arábica corresponde a 64% e café conilon a 36% da safra total dos Cafés do Brasil em 2022

23 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Safra total de café de 2022 foi estimada em 50,38 milhões de sacas de 60kg e representa aumento de 5,6% em relação à produção de 2021

A safra total dos Cafés do Brasil que foi estimada para o presente ano de 2022 totaliza um volume físico equivalente a 50,38 milhões de sacas de 60kg.

Desse total, 32,41 milhões de sacas são da espécie Coffea arabica, a qual representa em torno de 64% da safra brasileira, e, adicionalmente, 17,97 milhões de sacas da espécie Coffea canephora (robusta e conilon), que corresponde a 36% do volume total a ser colhido em 2022.

Neste caso, o total das sacas colhidas na safra corrente de 2022 representará um aumento de 5,6% em relação à safra anterior.

A produtividade média da safra 2022, em nível nacional, incluindo as duas espécies de cafés (C. arábica e C. canephora), foi calculada em 27,4 sacas por hectare, o que corresponde a um aumento médio de 3,7% em relação à safra anterior.

E, especificamente, em relação ao café arábica a produtividade foi estimada em 22,3 sacas por hectare, volume que denota um aumento de 2% em relação à produtividade da safra anterior.

E, quanto aos cafés ‘robusta+conilon’ a produtividade será de 46,2 sacas por hectares, as quais corresponderão a um incremento médio de 6,6%, na mesma base comparativa.

Tais dados da performance da produção e da produtividade dos Cafés do Brasil, ora em foco, foram obtidos levando-se em consideração que estão sendo destinados atualmente 2,24 milhões de hectares para a cafeicultura nacional, dos quais 1,84 milhão de hectares contemplam todas as lavouras em produção, e que, adicionalmente, 401 mil hectares destinam-se a áreas em formação, nas cinco regiões geográficas do País.

Neste contexto, vale acrescentar que os dados e informações estatísticas que estão permitindo realizar e divulgar esta análise da produção dos Cafés do Brasil foram obtidos do Acompanhamento da safra brasileira CAFÉ – Terceiro Levantamento – Setembro 2022, da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, o qual está disponível na íntegra no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. Leia esta DIVULGAÇÃO na íntegra na página da Embrapa Café e do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café

Conheça o acervo de publicações da Embrapa Café e baixe os arquivos pelo link https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes.

Acesse também todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura no Observatório do Café. 

Chefia de Transferência de Tecnologia da Embrapa CaféEmbrapa CaféObservatório do Café Consórcio Pesquisa Café


Compartilhar