RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM: Sucesso na Escola Estadual Dom Aquino em Três Lagoas

21 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

VEJA O VÍDEO

  • qui,20 outubro , 2022
  • 08:33

RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM, sabe o que é? É parte do plano pedagógico elaborado pelo Governo do Estado de MS, por meio da SED (Secretaria de Estado da Educação), que instituiu o PRA (Plano de Recomposição das Aprendizagens), para recuperar as perdas com ensino remoto e hibrido durante o pico da pandemia da covid-19 em 2020 e 2021.

Segundo a SED, a Recomposição é destinada a todos os estudantes da rede estadual de ensino, elaborando estratégias de intervenção na aprendizagem e de consolidação de habilidades consideradas relevantes para a vida e trajetória escolar do estudante, no sentido de reduzir as desigualdades de aprendizagem.

A Recomposição da Aprendizagem é  oferecida de forma presencial, podendo haver a inclusão de metodologias de ensino online e,  conta com diversas ações durante o ano de 2022, por exemplo,  aplicação de simulados, gincanas pedagógicas, projetos de leitura, produção textual,  atividades multidisciplinares e muito mais.

Em Três Lagoas, a Escola Estadual Dom Aquino Correa está se destacando nas atividades voltadas para a Recomposição. Muitos internautas e docentes em outras unidades escolares, relatam o sucesso dos trabalhos e aproveitam as ideias para elaborarem outros projetos nas escolas em que atuam.

Nossa equipe visitou a Escola para conhecer um pouco mais sobre os diversos projetos e atividades que despertam ainda mais a empolgação dos estudantes no aprendizado, visto que, a Recomposição propicia condições para a união do reforço do conteúdo estudado com a alegria de ter liberdade para trabalhar o ensino de formas e maneiras diferentes.

Iniciamos com a Coordenadora Pedagógica Ana Lucia Camargo Baccaro, que falou sobre o inicio das atividades  e resultados.

Na sequência, entrevistamos  Cintia Marilia, Professora na área de Geografia, que estava em plena ação na Recomposição com uma atividade desenvolvida pelo estudante do 9º ano, Vitor Coqui.

O estudante. após incentivo e orientações da Docente, desenvolveu uma máquina tipo “Passa ou Repassa”, somente com peças que seriam descartadas no lixo, ou seja, o jovem com muita criatividade elaborou o equipamento, que desperta curiosidade, não somente na comunidade escolar do Dom Aquino, mas em outras unidades de ensino. Esta não é a primeira invenção do jovem. Veja o vídeo.

MÁQUINA PASSA OU REPASSA:  Segundo relatos, o Professor de determinada disciplina elabora roteiro de estudos sobre conteúdo já estudado (reforçando o aprendizado), divide a sala em grupos, reserva tempo para a pesquisa e discussão das matérias e, no dia da competição, os estudantes participam do momento de conhecimento e alegria, com as perguntas e respostas sobre o material estudado. “É fantástico, eles se incentivam em estudar, pois todos do grupo precisam participar. Esta ideia está sendo uma grande parceira em minhas aulas”, disse uma Professora.

Finalizamos com a Diretora Sandra Giacheta Canisso Maia, falando sobre a Recomposição que se mostrou uma grande ferramenta no processo de ensino aprendizagem, onde os docentes buscaram novas metodologias com elaboração de ferramentas, até então, em muitos casos, de certa forma desconhecidas. Perguntamos sobre a forma de propiciar a demonstração de todos os trabalhos elaborados durante o processo para a população?

Colaborou: Luciano Ferreira (Administrativo)

Por Diário de Três Lagoas


Compartilhar