Parque Tecnológico São José dos Campos sedia o I Congresso Internacional de Mulheres em STEAM

24 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Ao longo de dois dias, serão realizadas palestras, mesas redondas e apresentação de pôsteres de trabalhos, além de workshops e plenária para discutir ações para o futuro; Luiza Helena Trajano está entre as palestrantes confirmadas

Nos dias 21 e 22 de outubro, o Parque Tecnológico São José dos Campos sediará o  I CIMESTEAM – Congresso Internacional de Mulheres em STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). O evento tem como objetivo ampliar as conexões e a integração entre academia, indústria e agentes políticos para fortalecer regional, nacional e internacionalmente as ações voltadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que incluem a atuação de mulheres. 

Ao longo dos dois dias, serão realizadas palestras, mesas redondas e apresentação de pôsteres de trabalhos, além de workshops e plenária para discutir ações para o futuro. A proposta é compartilhar experiências, criar uma rede de relacionamento entre os projetos e as iniciativas, conhecer os programas em andamento e analisar o panorama atual das mulheres em STEAM, ampliando as conexões e integração entre os grupos, a fim de fortalecer a cooperação regional, nacional e internacional, para que seja possível formular, implementar, avaliar e propor diretrizes e políticas de CT&I para as áreas. 

Entre as palestras, destacam-se: Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo, Agenda 2030: ODS e ESG, Ciência na saúde e Mulheres empreendedoras, além da mesa redonda Políticas públicas e políticas institucionais para estimular a carreira da mulher em STEAM. Os workshops irão apresentar projetos e iniciativas em parceria com o MIT Brazil e outros parceiros, abordando temas, como robótica, tecnologias assistivas e projetos que visam estimular o ingresso de mulheres nas áreas de STEAM. A programação completa está disponível no site https://congressomulheresemsteam.com.br/.

Estão confirmadas a participação de nomes, como Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho de Administração Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil; Mariana Pincovsky, Diretora Executiva do Porto Digital; Desuita Campelo, VP, Strategic Intelligence & Marketing da Embraer-X; Vanessa Amado, HR Director for Latin America and member of 3DS WIN Committee – Women´s Initiative of Dassault Systèmes; Giane Santos, Coordenadora de Projetos do PqTec de SJC; Ana Maria Frattini Fileti, Diretora Executiva do Inova Unicamp; Marcela Flores, Diretora da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI); além de outras profissionais e pesquisadoras que atuam nas áreas relacionadas ao STEAM. 

De acordo com Sueli Custódio, chefe do Laboratório de Inovação do ITA e coordenadora geral do I CIMESTEAM, o PqTec é o local ideal para a realização do evento, que não é apenas acadêmico, mas também voltado para a inovação tecnológica nas empresas. Além disso, a grande concentração de pessoas nos ambientes urbanos, somadas a questões ambientais, econômicas e sociais, trouxe à tona a necessidade de compor uma agenda voltada à implementação de políticas de sustentabilidade, ensejando tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, sendo um dos grandes desafios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

“Nesse cenário de grande desafio, o PqTec é um ambiente ideal para promover ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, ou seja, é o ponto de conexão entre empresas, universidades, políticas públicas e sociedade. Por esse motivo, o Laboratório de Inovação do ITA (InovaLab) auxiliou a comissão organizadora do congresso a congregar empresas tecnológicas que pudessem dialogar com o evento, especialmente com as pesquisadoras de universidades e institutos de pesquisa. A cidade de São José dos Campos é um local privilegiado para esse tipo de evento. Há poucos lugares, seja no Brasil ou na América do Sul, onde se pode encontrar um polo de empresas de tecnologia tão bem consolidado”, comenta Sueli Custódio.

Organizado pelo PqTec e por professoras do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o evento é direcionado a profissionais e empresas que atuam nas áreas de STEAM, gestores públicos das áreas de CT&T, assim como professores, estudantes do ensino superior e do ensino médio. O I CIMESTEAM tem o patrocínio de Embraer-X, Embraer, Dassault Systèmes e Flex e apoio institucional de diversas organizações, como MIT Brazil, Porto Digital, CNPEM, Inova Unicamp, CETENE, ABES, ANPEI, RME, Plug and Play Brazil) e instituições de ensino (Alpha Lumen, Instituto Embraer, Unicamp, UFPA, UnB, UFSCar, UNESP; IFSP, USP, UFBA e UFRGS).

Serviço:

I Congresso Internacional de Mulheres em STEAM 

Dias: 21 e 22 de outubro de 2022

Horário: 8h30 às 18h30 

Local: PqTec – Estrada Doutor Altino Bondesan, nº 500 – São José dos Campos, Eugênio de Mello

Mais informações e ingressos: https://congressomulheresemsteam.com.br/# 

Oliver Press,.


Compartilhar