5 dicas para evitar fraudes na hora de planejar a sua viagem

26 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Marcos Dias, CEO da RDC Viagens, orienta sobre os pontos do planejamento que ajudam a prevenir golpes

Com o fim das restrições contra a Covid-19, o aumento do número de viagens nacionais e internacionais voltou a crescer. No primeiro trimestre deste ano, o faturamento do turismo no Brasil teve uma alta de 25%, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. Com a estimativa que o setor cresça 60% até o final do ano, passando de R$15 bilhões de receita. 

De acordo com análise da TransUnion, a taxa de tentativas suspeitas de fraude digital em relação ao último ano no Brasil, registrou aumento de 255,1% no mercado de viagens e lazer. Com isso, é preciso ficar atento para não cair em golpes no planejamento da sua viagem. Marcos Dias, CEO da RDC Viagens, primeira empresa de assinatura de viagem brasileira, dá 5 dicas para o seu tão sonhado passeio não se tornar um pesadelo:

Se planeje

O primeiro passo para realizar uma viagem é se preparar. Saber para onde vai, como vai e quantos dias vai passar é essencial para não se desesperar no momento de escolher as companhias e as agências de viagem. “Quando nos planejamos com antecedência, conseguimos ter uma visão 360º de todos os detalhes da viagem”, explica o CEO. “No desespero, podemos não perceber alertas que não passariam batidos caso olhássemos com cuidado. Por isso, sempre orientamos os clientes a evitarem surpresas, fazendo uma pesquisa aprofundada sobre tudo que envolve o destino, desde clima, meios de transporte até a experiência que desejam vivenciar por lá”.

Escolha uma assessoria viagens de confiança

Pesquisar o histórico da empresa que irá prestar apoio durante a viagem é outra recomendação dada por Dias. “Muitos interessados em viagens podem achar que encontrar um site de uma assessoria, aparentemente bonito e confiável já é o suficiente para não cair em um golpe. Mas não é exatamente assim que funciona. É preciso procurar pela empresa em sites de reclamações e buscar referências com conhecidos que já tenham utilizado os serviços dessa determinada empresa”, orienta. 

Desconfie

O CEO também faz um alerta para ofertas muito abaixo do mercado. “Muitas vezes, ao ver uma promoção com uma viagem muito barata, acabamos comprando por impulso. Boa parte dos consumidores têm medo de, ao não realizar a compra, estarem perdendo uma excelente oportunidade. Por isso, é necessário parar um pouco e refletir sobre a possibilidade de existir um golpe por trás daquele valor tentador”, pontua Dias.

Tenha sempre todos os documentos em mão

O empresário também orienta os viajantes a estarem atentos em relação aos documentos gerados durante as reservas da viagem. “Guarde todos os recibos, número de protocolos, comprovantes de pagamento e contratos realizados durante o todo processo. Desta maneira, caso você siga todos os passos anteriores e mesmo assim caia em um golpe, poderá recorrer e tomar todas as medidas judiciais possíveis”, explica.

Considere ter uma Assinatura de Viagem 

Marcos Dias também aponta que investir em Assinatura de Viagem é a opção mais segura para realizar viagens, pois oferece Assessoria de Viagem completa em todas as fases da viagem, sem qualquer valor adicional. “Temos mais de 30 anos de experiência e aqui na RDC, a entrega dos serviços está garantida. Nossos Assinantes pagam um valor fixo ao mês, tendo direito a 7 diárias que podem ser usadas em hospedagem em mais de 20 mil hotéis no Brasil e no Exterior ou trocadas por passagens aéreas, atrações turísticas, locação de veículos, ingressos de parques e demais serviços. A curadoria de fornecedores e a assessoria de especialistas fazem parte dos benefícios e da qualidade da entrega.” finaliza Dias. 

Mais sobre a RDC 

Com cerca de 100 mil assinantes em todo o Brasil e no mercado desde 1992, a RDC oferece ao viajante a oportunidade de realizar viagens sempre e quando quiser, de uma forma simples e econômica e com assessoria completa para todas as etapas da viagem.

Por meio de um pagamento mensal, o assinante tem 07 diárias que podem ser usadas em hospedagem no Brasil e no Exterior ou convertidas em pontos para a compra de passagens aéreas, pacotes, passeios ou outros produtos turísticos.

Por Camila Thomazelli


Compartilhar