Dia da Construção Civil: 66% dos profissionais apresentam sintomas de transtornos de ansiedade

28 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Em estudo de startup 3778, 48% dos entrevistados afirmaram que precisaram realizar algum tipo de tratamento com profissional de saúde mental

Segundo pesquisa inédita da 3778, healthtech que atua com foco na saúde corporativa por meio do uso de Inteligência Artificial para análise de dados, cerca de 66% dos profissionais atuantes no setor da construção civil apresentaram transtornos de ansiedade moderados ou graves. O levantamento foi realizado com 800 colaboradores do setor que atuam principalmente nas áreas administrativas.

Condições como: cansaço, insônia e má digestão foram citados como os principais sintomas físicos e problemas relacionados ao estresse e transtornos de depressão aparecem em segundo e terceiro lugar da pesquisa. Cerca de 48% dos entrevistados afirmaram também que precisaram realizar algum tipo de tratamento com um profissional da saúde – utilizando medicamentos, psicoterapias ou terapias alternativas. Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 25% dos profissionais estão realizando tratamento das condições nos últimos 6 meses. 

“Este foi só um recorte populacional, já imaginou quantos podem estar em sofrimento? É fundamental para as empresas voltarem o olhar para o seu time, criar campanhas de conscientização e prevenção. Isto é particularmente importante em um setor predominantemente masculino e de grande estigma para falar de emoções, comenta Dr. Luis Guilherme de Mendonça, médico de família e comunidade da 3778.

A Construção civil é um dos principais setores industriais do País. Durante o período da pandemia, o número de oportunidades geradas pelo segmento superou setores da indústria e comércio, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. No total, segundo o IBGE, o Brasil tinha 7,4 milhões de pessoas trabalhando no setor de construção no trimestre encerrado em maio deste ano.

Sobre a 3778

Fundada em 2018, a3778 é a maior healthtech independente do Brasil, com foco na saúde corporativa através do uso de Inteligência Artificial para análise de dados. Com ferramentas tecnológicas de última geração, auxiliam na gestão e eficácia da jornada do paciente, integrando dados de saúde de empresas e convênios. Também contam com um time de especialistas da saúde que realizam atendimento aos colaboradores, otimizando recursos e propondo soluções para tratamentos, antecedendo problemas e reduzindo custos de operações. Em 2021, a 3778 foi reconhecida pelo Distrito Awards como a Melhor Healthtech e a Melhor Aposta para 2022.

Agência Noar


Compartilhar