Hotel Pousada firma acordo por assédio eleitoral em Bonito

Hotel Pousada firma acordo por assédio eleitoral em Bonito

31 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Descumprimento sujeita empresa à aplicação de multa no valor de R$ 10 mil, por cláusula e por trabalhador lesado

31/10/2022 – O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul firmou, esta semana, mais um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), após a averiguação de supostos episódios de assédio eleitoral no âmbito de uma empresa situada no município de Bonito, centro de ecoturismo no estado. Dessa vez, o acordo foi efetivado com o Hotel Pousada Águas de Bonito Ltda.

Ao assinar o documento, a proprietária do estabelecimento se comprometeu, por si ou por seus prepostos, a não adotar quaisquer condutas que, por meio de assédio moral, discriminação, violação da intimidade ou abuso de poder diretivo, intentem coagir, intimidar, admoestar e/ou influenciar o voto de quaisquer de seus empregados nas eleições para todos os cargos, que ocorrerão no próximo domingo, dia 30 de outubro.

Além disso, o TAC estabelece que a empresa deverá se abster de utilizar, em bens móveis e demais instrumentos laborais de seus empregados, propaganda ou imagens com referências político-partidárias, assim como não poderá obrigar, exigir, impor, induzir ou pressionar trabalhadores para a realização de qualquer atividade ou manifestação política em favor ou desfavor de qualquer candidato ou partido político. Esses impedimentos vinculam as demais empresas integrantes do mesmo grupo econômico.

A formalização do compromisso decorre de inquérito civil instaurado pelo procurador do Trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes, após receber denúncias relatando que a proprietária do hotel utilizou um grupo formado pela empresa, em aplicativo de mensagens instantâneas, para a propagação de postagens configuradoras da prática ilícita de assédio eleitoral, em que coagia seus trabalhadores a votarem em determinado candidato ao cargo de presidente da República.

Comunicado

Também caberá à empresa a responsabilidade de divulgar, amplamente, aviso em que declara “o direito de seus empregados livremente escolherem seus candidatos nas eleições, independentemente do partido ou ideologia política, garantindo a todos os seus funcionários que não serão adotadas medidas de caráter retaliatório, como a perda de empregos, caso votem em candidatos diversos daqueles que sejam da preferência do(s) proprietário(s) da empresa, tampouco será realizada campanha pró ou contra determinado candidato, coagindo, intimidando, admoestando e/ou influenciando o voto dos empregados com abuso de poder diretivo”.

O descumprimento dos termos do acordo extrajudicial sujeita a empresa à aplicação de multa no valor de R$ 10 mil, por cláusula e por trabalhador lesado, reversível ao Fundo Estadual de Defesa de Interesses Difusos (FID) ou a órgãos e entidades públicos ou privados, sem finalidade lucrativa, de promoção de direitos sociais relacionados direta ou indiretamente ao trabalho, priorizando o local do dano.

Denúncias

Até este sábado, 29 de outubro, o Ministério Público do Trabalho recebeu no Brasil 2.360 denúncias em face de 1.808 empresas, noticiando casos de assédio eleitoral no trabalho e tentativas de coagir o voto de empregados. Em Mato Grosso do Sul, a instituição já contabilizou 34 denúncias, das quais dez foram convertidas em inquérito civil público, sendo firmados cinco Termos de Ajustamento de Conduta com o objetivo de sanar irregularidades trabalhistas.

Qualquer pessoa que presenciar direta ou indiretamente episódios capazes de configurar assédio ou coação eleitoral, em um ambiente de trabalho, deve denunciar imediatamente ao MPT-MS. Para isso, basta acessar o link prt24.mpt.mp.br/servicos/denuncias ou baixar o aplicativo MPT Pardal, disponível nos sistemas Android e IOS. O serviço on-line de denúncias funciona 24 horas.

Referente ao procedimento IC 000817.2022.24.000/9

Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul

Informações: (67) 99275-8636 | (67) 99211-3420

www.prt24.mpt.mp.br | Twitter: @MPT_MS | Instagram: @MPT_MS


Compartilhar