5 tendências de logística para a Black Friday de 2022

14 de novembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Investir em tecnologias que deem mais agilidade e eficiência nos processos são algumas das citadas por startup de roteirização e orquestração logística

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta que a Black Friday deste ano deve movimentar R$6,05 bilhões no comércio eletrônico, com o número de pedidos chegando a 8,3 milhões. O evento, que acontece em 25 de novembro, será um fator importante para impulsionar ainda mais o e-commerce.

Pensando nisso, Caio Reina, CEO e fundador da RoutEasy, startup que oferece soluções 360 para e-commerces e varejo, indicou 5 tendências de logística para tornar a data ainda mais eficiente. Confira: 

  1. Eficiência e otimização logística

“A otimização logística tem um papel crucial para garantir as entregas no prazo, trazendo maior organização e nível de automatização para dentro das empresas. Sendo assim, a eficiência desses processos se torna um diferencial de mercado.”, sinaliza Reina. O investimento em softwares, como o da RoutEasy, que garantem entregas eficientes e com menor custo, é uma necessidade para o sucesso dos e-commerces na Black Friday de 2022.

  1. Same-day-delivery

O same-day-delivery – ou entregas expressas – é a mais recente demanda dos consumidores 4.0, que exigem entregas cada vez mais rápidas, de preferência que cheguem em suas casas no mesmo dia. A tecnologia aplicada à logística é uma forte aliada do same-day-delivery, uma vez que ajuda a garantir maior eficiência, produtividade e, consequentemente, maior satisfação do cliente final, que receberá suas compras dentro do prazo exigido.

Alinhada com as necessidades do mercado, a RoutEasy lançou, em abril de 2022, o Maestro, solução de orquestração para o last mile que inova o setor de logística. A funcionalidade possibilita o same day delivery uma vez que automatiza 100% o fluxo de trabalho do processo de entrega e aumenta a performance de custo, auxiliando empresas com altas demandas e diferentes hubs de distribuição.

  1. Automatização de processos

Grande aliada do setor de entregas e do comércio, a automação é peça chave para garantir uma Black Friday de sucesso. “É cada vez mais importante investir na substituição de tarefas manuais e repetitivas, tendo em vista que a agilidade nos processos é um fator chave para entregar mais rápido.”, completa Caio.

  1. Compras no modelo híbrido

Com a estabilização dos casos de covid-19, as compras presenciais voltaram com tudo Entretanto, a praticidade que o e-commerce traz para os consumidores ainda é muito valorizada. Segundo um levantamento feito pelo CupomValido, o Brasil lidera o ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% no ano de 2022. Além disso, a pesquisa estima um crescimento das compras online de 20,73% ao ano, entre 2022 e 2025. Por isso, é cada vez mais importante investir na experiência do consumidor tanto nas compras online quanto no presencial.

  1. Integração entre o  marketing e a logística

“Com o uso da tecnologia aliada às estratégias de marketing, é possível garantir maior eficiência no contato com os consumidores durante a Black Friday. Para que a experiência do cliente seja completa, é preciso que todos os processos estejam alinhados e com foco na experiência do cliente. Digo, o marketing, a tecnologia e a logística das empresas precisam caminhar em conjunto, pensando em garantir a satisfação e, consequentemente, a fidelização dos consumidores”, diz Juliana Lopes, Head de Growth da RoutEasy. “O marketing vende o sonho e a logística é quem sua materialização”, completa.

Sobre a RoutEasy:

A RoutEasy é uma startup de logística que utiliza inteligência artificial em soluções de otimização e gestão de entregas. Com mais de 300 clientes no Brasil e na América Latina, a Logtech aposta na inovação no tradicional setor de entregas. Sua atuação é baseada em algoritmo genético, programação e inteligência artificial, os quais são utilizados para otimizar e integrar processos. Isso contribui para maior produtividade e menor custo de entrega, e, assim, a startup fundada por Caio Reina gera economia de até 40% a seus clientes, que reúnem nomes como Shopee, Royal Canin, Rodonaves, GPA, Magalu, Obramax e DHL. Em agosto de 2021, a RoutEasy recebeu um aporte liderado pelo Grupo Ultra (UVC) no valor de R$5,8 milhões. 

Por Maytê Lopes


Compartilhar