Senador Nelsinho Trad integra comissão para acompanhar acordo entre Mercosul e União Europeia

Senador Nelsinho Trad integra comissão para acompanhar acordo entre Mercosul e União Europeia

12 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Fotos: Divulgação

Grupo instalado dentro do Parlasul estará atento à fase atual, que antecede conclusão das negociações

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), chefe da representação brasileira no Parlamento do Mercosul, é um dos integrantes da Comissão Temporária de Acompanhamento do Acordo de Associação Mercosul-União Europeia (CTAMU) do Parlasul.

O grupo foi instalado hoje (12), durante reunião da Mesa Diretora. 

Doze parlamentares, sendo três de cada Estado Parte, vão estudar o acordo e acompanhar atos dos governos dos países do Mercosul e da União Europeia relacionados à etapa de revisão técnica, bem como promover as relações com os Parlamentos nacionais e organizações parlamentares internacionais dos blocos. 

Mercosul e União Europeia respondem, juntos, por aproximadamente 25% do PIB mundial e a um mercado de 780 milhões de pessoas.

“Após vinte anos de negociação, ambos assinaram um acordo de livre comércio em 2019. Um marco histórico na relação entre as duas regiões que abrange questões tarifárias e regulatórias como serviços, compras governamentais, facilitação do comércio, barreiras técnicas, medidas sanitárias e fitossanitárias e propriedade intelectual”, explicou o senador Nelsinho Trad.

Na avaliação do parlamentar, “o acordo tem tudo para avançar e nós vamos fazer todos os esforços para tirar isso do papel em benefício econômico do Brasil, dos países do Mercosul e europeus”.

Assessoria de imprensa do senador Nelsinho Trad


Compartilhar