Alunos da Escola Municipal Raimundo Cândido de Araújo, em Santa Rita do Pardo, expõem produtos desenvolvidos em sala

Alunos da Escola Municipal Raimundo Cândido de Araújo, em Santa Rita do Pardo, expõem produtos desenvolvidos em sala

15 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora

Nesta segunda-feira (12), alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Raimundo Cândido de Araújo, localizada em Santa Rita do Pardo, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), aplicada pela primeira vez no município por meio do programa Cidade Empreendedora – uma parceria entre Sebrae/MS e Prefeitura Municipal.

A Feirinha do JEPP, como é chamada ação, é o resultado do trabalho desenvolvido com os estudantes na temática do empreendedorismo. Neste ano, o Sebrae/MS promoveu a capacitação dos professores e, a partir disso, os alunos abordaram o assunto em sala de aula durante quatro meses.

Por meio da metodologia, o empreendedorismo é apresentado aos estudantes de acordo com o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.

De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.

Para Maria Rita Gregório, aluna na Escola Municipal Raimundo Cândido De Araújo, a iniciativa foi uma forma de desenvolver novas habilidades. “O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, foi muito bacana. A minha turma trabalhou com o tema ‘Artesanato Sustentável’ e nós produzimos para a feirinha alguns vasinhos de planta. Gostei muito de confeccionar esse produto e fizemos uma parceria com os alunos do 1° ano. Além disso, trabalhar com o artesanato me permitiu controlar a minha ansiedade, por conta disso a minha coordenação motora era pouco desenvolvida e por meio do JEPP eu consegui melhorar isso”, comenta a aluna.

Segundo Tânia Mara Lopes Kiboki Garcia, professora na Escola Municipal Raimundo Cândido De Araújo, com a aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, os alunos puderam adquirir novos conhecimentos. “O projeto JEPP veio para contribuir com o nosso trabalho do dia a dia com os alunos. Através do artesanato reciclável, os nossos estudantes tiveram uma visão diferente do que eles podem reciclar e trazer isso para o empreendedorismo. Agora, eles sabem que podem transformar o que seria descartado como lixo em renda”, finaliza a Tânia.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br

Sebrae-MS


Compartilhar