Viajar com animais requer cuidados especiais

 Viajar com animais requer cuidados especiais

19 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Médico Veterinário fala sobre medidas de segurança com os pets nas férias

O recesso de final de ano se aproxima e, com esse período, as viagens para recompensar o trabalho e sair da rotina. Para quem tem cães e gatos e não desiste de passar momentos especiais com seus bichinhos, é importante atenção a detalhes para garantir que a trajeto seja seguro e tranquilo para os tutores.

Professor do curso de Medicina Veterinária da Uniderp, Douglas Reis de Oliveira, alerta quanto aos principais pontos para planejar um passeio. “Antes de pegar estrada, é fundamental avaliar as condições de saúde do animal junto a um médico veterinário. Medicamentos de uso diário e itens que remetam ao ambiente familiar do bichinho também são importantes levar na bagagem para tornar o local de destino mais parecido com o seu lar, como cama, cobertor, brinquedos, tigelas de comida e água”, explica.

Tutores devem ter em mãos o atestado sanitário do seu bicho de estimação, certificante de que o animal está em boas condições de saúde e atende às medidas definidas pelos órgãos públicos. A documentação é imprescindível até mesmo para trajetos feitos em veículo próprio. Em caso de viagem internacional, o comprovante de chipagem também é necessário. “Além da carteira de vacinação atualizada, acessórios essenciais e coleira com plaquinha de identificação, é essencial se certificar que o local de hospedagem aceita pets”, lembra o veterinário.

CAIXA DE TRANSPORTE 

Além de ser uma exigência em companhias rodoviárias e aéreas, uma viagem de carro se torna mais segura quando o pet está acomodado em uma caixa de transporte confortável. O Código de Trânsito Brasileiro não permite que animais fiquem entre as pernas do passageiro ou nos bancos de veículos, assim como em caçambas de pick-ups e caminhonetes.

O docente indica, também, que o trajeto deve conter paradas planejadas, para que os seus bichinhos possam fazer suas necessidades (urinar e defecar) e tomar água. O ideal é que os animais parem de se alimentar 3 horas antes da partida e não é recomendado dar a ele alimento durante as paradas, já que ele pode sofrer com enjoos logo em seguida.

Sobre a UNIDERP

Fundada em 1974, a Uniderp já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância. Presente no estado do Mato Grosso do Sul, a Uniderp presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de Saúde, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Uniderp oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a Uniderp passou a integrar a Kroton.

Sobre a Kroton Med

A Kroton Med é a unidade de negócio da Kroton voltada para a Medicina. Criada em 2021, a Kroton Med possui mais de 3 mil alunos matriculados no curso de Medicina em 6 instituições de ensino superior: Unic, no Mato Grosso; Uniderp, no Mato Grosso do Sul; Unime Lauro de Freitas e Pitágoras Eunápolis, na Bahia; e Pitágoras Codó e Bacabal, no Maranhão. A Kroton Med possui mais de 7 mil alunos em cursos de Saúde Presencial, mais de 18 mil alunos em outros cursos presenciais de alto valor agregado. Os cursos recebem investimentos constantes para aprimoramento da infraestrutura, que inclui laboratórios e ferramentas que utilizam as mais avançadas tecnologias voltadas ao ensino da Medicina. As instituições possuem parceria com clínicas e hospitais que atendem a população, possibilitando ao aluno acesso a um alto nível de educação que reúne teoria e prática e uma preparação eficiente para sua inserção no mercado de trabalho.

Ideal H+K Strategies


Compartilhar