Funarte assina parceria com o Sesc São Paulo para retorno do Teatro Brasileiro de Comédia

Funarte assina parceria com o Sesc São Paulo para retorno do Teatro Brasileiro de Comédia

21 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Acordo prevê conclusão das obras e calendário de atividades artísticas e culturais

A Fundação Nacional de Artes – Funarte assina nesta quarta-feira, 21 de dezembro, uma parceria de produção cultural com o Sesc São Paulo para o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), no bairro do Bixiga, em São Paulo (SP). O acordo permitirá a conclusão das obras de reforma, a reativação das atividades e o retorno do histórico teatro à cena cultural da capital paulista.

Com a parceria, o Sesc São Paulo terá a cessão de uso do imóvel do edifício por 35 anos e a Funarte contará com o direito de utilização do mesmo por 30 dias de programação por ano. O Sesc se compromete a entregar um projeto arquitetônico em dois anos e a concluir as obras para dar início à operação do espaço em mais seis anos. A reforma será feita com base nos croquis já apresentados — acrescidos, por exemplo, das exigências legais para atendimento de itens de acessibilidade.

A solenidade será realizada na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo. O presidente do Sesc, o empresário Abram Szajman, firmará o acordo com o presidente da Funarte, Tamoio Athayde Marcondes.

“Resgatar o TBC é trazer para a sociedade o direito de frequentar esse teatro histórico e devolver aos artistas esse palco iluminado. O Sesc tem papel fundamental nessa retomada, sendo o parceiro ideal para resgatar o teatro e sua história”, declara o presidente da Funarte.

O presidente do Sesc afirma que “oferecer a ocupação de um espaço histórico para tornar-se mais uma unidade do Sesc na capital mostra-se como um dos mais importantes momentos para a instituição, pela ampliação da capacidade de atendimento, pelo oferecimento à população de São Paulo de mais opções para o lazer e o aprendizado permanente, em um espaço propício para o desenvolvimento humano e a prática da cidadania”.

Além da preservação da memória do TBC e de sua vocação para o teatro, o edifício será devolvido à sociedade com a programação da rede Sesc, com o desenvolvimento de atividades esportivas, de lazer e de cultura, gratuitas ou a preços populares, e também com a programação da Funarte.

Patrimônio histórico

O TBC está fechado para reformas desde 2008, um pouco antes de passar para a gestão da Funarte, quando a Fundação comprou o espaço. Logo após, foram concluídas obras estruturais e de alvenaria. Seria iniciada, então, nova etapa de obras e, em 2016, foi divulgado o início das conversas do Ministério da Cultura com o Sesc. O diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, chegou a visitar, na ocasião, o edifício do TBC. Em 2019, o então secretário especial de Cultura do governo federal, Henrique Medeiros Pires, retomou as tratativas.

O Teatro Brasileiro de Comédia foi inaugurado em 1948, por iniciativa do industrial italiano Franco Zampari. Até 1964, foi sede de companhia de teatro homônima, que reuniu atores como Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Cacilda Becker, Paulo Autran, Tônia Carrero e Walmor Chagas. Depois, continuou funcionando como teatro autônomo até fechar as portas, em 2008.

Além de representar um marco na trajetória do teatro brasileiro, o TBC inovou ao propor um modelo de gestão inspirado nos teatros europeus, com um diretor artístico à frente de um pensamento curatorial e compondo um quadro artístico que reunia diferentes encenadores.

O edifício-sede do teatro foi tombado, em 1982, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), ligado à Secretaria da Cultura do Estado e, em 1991, pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.

Sobre a Funarte

Criada em 1975, a Fundação Nacional de Artes – Funarte é o órgão do Governo Federal brasileiro cuja missão é promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país. É responsável pelas políticas públicas federais de estímulo à atividade produtiva artística brasileiras; e atua para que a população possa cada vez mais usufruir das artes.

Atualmente, a Funarte alcança as áreas de circo, dança e teatro; de música, de concerto, popular e de bandas; e de artes visuais; e também a preservação da memória das artes e a pesquisa na esfera artística. É a única instituição no Estado brasileiro com as atribuições e especialidades necessárias para tratar desses campos de atividade. O trabalho de mais de 40 anos da Fundação inspirou a criação de dezenas de entidades municipais e estaduais assemelhadas, em todo o território nacional.

Para alcançar seus objetivos, a Fundação Nacional de Artes tem atuado continuamente no fomento à produção nessa área; na formação de público; e na capacitação de artistas, técnicos e produtores. Realiza apoio a projetos, em todos os estados brasileiros e no exterior; implementa programas de circulação de eventos, oficinas e consultorias técnicas; mantém espaços culturais (hoje no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal); e edita publicações – algumas delas em versão digital, disponíveis neste portal.

Sobre o Sesc

O Sesc – Serviço Social do Comércio foi criado em 1946, uma iniciativa do empresariado do setor com o compromisso de realizar ações que beneficiassem os empregados e seus familiares, considerando o cenário na ocasião. Com o tempo, a ação do Sesc se transformou e o trabalho foi estendido para toda a população. Conta com uma rede de 45 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania.

As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas.

Assessoria de Comunicação Funarte


Compartilhar