Vantagens de garantir veículos para os executivos da empresa

Vantagens de garantir veículos para os executivos da empresa

21 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Todos os trabalhadores em regime de contratação CLT possuem o deslocamento assegurado por direitos trabalhistas

A locomoção até o trabalho e o trânsito para outros locais a serviço são os dois principais motivadores da concessão de benefícios relacionados ao transporte. Embora a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) verse sobre o tema, jurisprudências da Justiça do Trabalho dão margem para que negociações entre empregador e funcionário sejam firmadas em contrato.

O pagamento do vale-transporte (VT) está previsto em lei, a fim de garantir o traslado residência-trabalho do colaborador, e independe da distância a ser percorrida. Porém, nos casos em que o funcionário ocupa um cargo executivo e necessita de mobilidade para desempenhar sua função, a empresa pode arcar com os custos do automóvel ou ceder um veículo para as atividades.

Para a companhia, investir em um meio de transporte próprio acaba sendo mais vantajoso, especialmente quando se tem a intenção de reter os talentos. Afinal, os cargos executivos envolvem um elevado nível de desempenho, confiança e responsabilidade. Logo, diante de um mercado extremamente competitivo, as estratégias para retenção desses profissionais de alta performance são indispensáveis. Mas existem outros motivos que fazem essa decisão ser positiva. Confira: 

  • Autonomia

Um profissional de alto escalão que depende do transporte por aplicativos para se locomover, por exemplo, precisa contar com o fator “sorte”. Seja para o carro estar com a manutenção em dia, o motorista aceitar a corrida e, até mesmo, uma rota mais rápida. Colocar um ponto final nessa dependência permite que o executivo tenha mais produtividade em seus encontros e seu trabalho. 

  • Pontualidade

Quando se tem um carro à disposição para a prestação de serviços, fica mais fácil programar o deslocamento com antecedência. Dessa maneira, os eventuais atrasos são evitados, e a imagem da empresa, como um todo, se fortalece frente ao mercado, uma vez que a pontualidade, especialmente nas reuniões executivas, é um aspecto importante. 

  • Economia 

De acordo com a Tabela Fipe, que funciona como parâmetro de valores para negociações e avaliações, o valor dos veículos no país aumentou 31% nos últimos 3 anos. Ao mesmo tempo, o custo com manutenção e troca de peças também ficou mais caro e impactou o bolso dos motoristas e proprietários de automóveis. 

Por causa disso, diversas empresas têm buscado formas de manter o conforto e a segurança dos veículos destinados ao corpo executivo, sem comprometer o orçamento empresarial. O plano de carro por assinatura Chevrolet e de outros fabricantes surgiu como uma alternativa economicamente viável nos quesitos qualidade e economia. 

Com a locação, o empregador escolhe o modelo que melhor atende a sua necessidade. Além disso, deixa de gastar com aquisição e manutenção do veículo e ainda conta com os benefícios contratuais do serviço. 

Por Luísa Pereira


Compartilhar