Especialista explica a importância do recesso e das férias

Especialista explica a importância do recesso e das férias

22 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Ana Tomazelli, CEO do Ipefem, comenta sobre os benefícios desse período para a saúde mental e física

Com a chegada do verão, do recesso escolar e as festas de final de ano, muitas pessoas aproveitam para tirar alguns dias de descanso. O período de férias simboliza uma pausa necessária não apenas para aliviar a fadiga física em algumas profissões, como também o estresse e cansaço emocional.  

Segundo dados do International Stress Management Association (ISMA-BR), 72% da população brasileira sofre alguma sequela do estresse. Destas, 32% têm a Síndrome de Burnout. O dado coloca o Brasil como o segundo país com maior número de trabalhadores afetados. 

Reconhecida desde janeiro de 2022, pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma doença ocupacional que apresenta sintomas físicos e emocionais, a síndrome de burnout é considerada um tipo de estafa profissional, que tem se tornado cada vez mais comum, principalmente no universo corporativo. 

Para a psicanalista e CEO do Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas (Ipefem), Ana Tomazelli, essa condição também pode ser agravada pelas intensas jornadas de trabalho no ambiente doméstico. ‘’Cada vez mais pessoas têm surgido com graves sintomas de ansiedade e depressão, ocasionados pela sobrecarga de tarefas e o acúmulo de funções dentro e fora de seus respectivos trabalhos, o que tem levado muitos profissionais a completa exaustão mental e física’’, pontua a especialista.

Além dos casos mais graves relacionados à saúde, existem também profissionais que possuem certa dificuldade em destinar alguns dias para o descanso, são os chamados workaholics. Levar as preocupações do trabalho para casa, trabalhar aos finais de semana ou não conseguir desligar-se de suas funções por um longo período de tempo, podem causar um desequilíbrio no bem-estar, levando ao esgotamento emocional e consequentemente, abrindo espaço para doenças ocupacionais. 

‘’Tirar férias é uma questão de necessidade, este é o período  que o corpo e a mente precisam para  relaxar e recuperar as energias. Descansar é uma ação fundamental para reequilibrar o bem-estar profissional e pessoal de cada indivíduo“, comenta a CEO.  

Entre os benefícios de tirar alguns dias de descanso, é possível citar a notória diminuição do estresse, a melhora na saúde do corpo e da mente, além é claro, de ter a oportunidade de usufruir melhor do tempo livre, seja para passar um tempo com a família, os amigos ou para dedicar-se a algum hobby.  

‘’As férias auxiliam no alívio das preocupações da vida cotidiana, por esse motivo, ter esse tempo para descansar é essencial para a manutenção constante de nossa saúde mental e física. Este período também traz outros benefícios como o aumento da criatividade, a expansão de novas ideias, promovendo consequentemente, o aumento da produtividade na volta ao trabalho’’, finaliza a psicanalista.

Ipefem 
Fundado em 2019, o Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas – Ipefem atua em três pilares, que podem acontecer coordenadamente ou individualmente: pesquisa, educação e terapia. Em Pesquisas, considera-se todas as modalidades técnicas de pesquisa que considerem recortes por gênero, orientação sexual e saúde mental. Em Educação, o instituto tem a Comunidade Ipê, uma plataforma de educação à distância, baseada em Lifelong Learning, dedicada a aulas expositivas e micro conteúdos de impacto. Em Terapia, o instituto já atendeu milhares de pessoas, oferecendo apoio terapêutico individual ou em grupo, podendo ser atendimentos gratuitos ou com valores simbólicos acessíveis. Saiba mais: https://ipefem.org.br/

Ana Tomazelli, psicanalista e idealizadora do IPEFEM (Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas)A profissional conta com 20 anos de experiência no mercado de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, com passagem pelas empresas KPMG, Dasa, UnitedHealth Group, Solera Holdings, entre outras. Pós-graduada em Gestão de Pessoas pela FGV, Administração e Gestão de Empresas pelo IBMEC, Psicanálise e Saúde Mental (IBCP). 

Agência Temma


Compartilhar