Entenda como as festas de fim de ano podem auxiliar na qualidade de vida dos idosos

Entenda como as festas de fim de ano podem auxiliar na qualidade de vida dos idosos

22 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Dezembro de 2022 – O final de ano costuma ser um período festivo em decorrência do Natal do Réveillon. Por esse motivo, muitas pessoas aproveitam para tirar férias e visitar familiares, principalmente com aqueles mais idosos que com o dia a dia fica mais difícil de manter contato. Com isso, essa época costuma vir acompanhada de diversos sentimentos: alegria em decorrência do encontro com os familiares e a tristeza pelos entes perdidos.

Apesar de significar somente coisas boas para muitos, alguns idosos encaram essa época de outra maneira. O fato de já terem perdido amigos e familiares, principalmente aqueles que se faziam presentes nessas datas, faz com que tragam lembrança de tempos felizes e recheados de boas companhias, levando também a pensamentos sobre o fim da vida, atrelados ao final de ano.

Diante disso, a psicóloga Paola Santos, do Grupo Said, empresa de cuidadores de idosos, explicou como a família pode ajudar a deixar esse momento mais leve e de união com a terceira idade. “É importante pensar nas necessidades dessas pessoas, focando em seu conforto e promovendo a participação nas atividades quando possível, seja na preparação dos alimentos, decoração, conversas entre os convidados e atualizando-os sobre acontecimentos importantes que ocorreram no ano, utilizando a comunicação como meio de aproximação”, explica.

Além disso, a profissional conta que mostrar interesse em como o idoso tem vivido pode ter impactos positivos para a saúde mental daqueles que estão na terceira idade, pois possibilita o aumento do contato social e o sentimento de estar mais próximo dos parentes e amigos.

“Apesar de parecer simples, pequenas atitudes podem auxiliar na qualidade de vida dos mais velhos, evitando quadros depressivos e de ansiedade. Por isso, sempre reforçamos que datas comemorativas são um excelente momento para nos aproximarmos desse público, seja no trabalho, família ou com amigos”, finaliza Paola.

Sobre o Grupo Said

Com mais de 17 anos de trajetória no mercado, o Grupo Said é uma empresa especializada no atendimento domiciliar de idosos e também de pessoas com necessidades especiais. Além disso, os atendimentos também podem ocorrer por tempo determinado em hospitais. Assistidos por uma equipe completa, que inclui cuidadores, enfermeiros, médicos, psicólogos, nutricionistas, ambulância de remoção simples e emergencial, e muito mais, os pacientes encontram o diferencial que procuram no atendimento a suas necessidades e de seus familiares.

MGA Press,.


Compartilhar