Alerta para o período de águas: gado pode sofrer com desmineralização no cocho

Alerta para o período de águas: gado pode sofrer com desmineralização no cocho

21 de janeiro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Água em contato com o sal mineral proporciona consumo irregular dos nutrientes com impacto na produtividade

O período das chuvas no Centro-Sul, compreendido entre a primavera e o verão, é ideal para incrementar o ganho de peso devido à combinação de pasto verde com suplementação. Porém, também é momento de desafio nutricional, já que a oferta de suplemento mineral no cocho desprotegido leva à perda de nutrientes em contato com a água. “Além de comprometer o desempenho, a deficiência de minerais pode causar redução da imunidade e falhas reprodutivas. O balanceamento da suplementação é essencial para os bovinos de corte, principalmente com a chegada do período das águas”, alerta Francisco Olbrich, diretor de Ruminantes da Trouw Nutrition.

O sal farelado e seco garante a melhor mineralização do rebanho e o pecuarista vê seu investimento convertido em peso e fertilidade. “Aqui, a estrutura que protege o cocho também tem papel fundamental, mas ainda há chance de que os suplementos minerais tenham contato com a água. Com isso, é possível ter perdas devido à ação da chuva, resultando em emblocamento do produto”, detalha o diretor da Trouw Nutrition.

Essa ação ocorre porque o cloreto de sódio e outros sais, conhecidos como substâncias higroscópicas, ou seja, que absorvem água, possuem alta tendência de empedramento por recristalização da superfície. Olbrich explica que a baixa oferta e certos minerais pode levar à redução de diversas atividades, como digestão da fibra da forragem, síntese de vitaminas e enzimas para produção de proteínas e carboidratos. Além disso, o mineral se torna pouco atrativo para o consumo dos animais.

“Os suplementos minerais representam parte significativa dos custos da fazenda pecuária e, nós, como empresa de nutrição de animal, queremos que o produtor tenha retorno pelo que pagou. É com esse foco que desenvolvemos a tecnologia Dry, que preserva toda a qualidade nutricional dos suplementos em diferentes circunstâncias. A solução mantém o suplemento mineral intacto, sem empedramento e dissolução, mesmo com a ação da chuva. É a solução ideal para os pecuaristas atenderem às necessidades nutricionais do rebanho, em qualquer época do ano, e, principalmente nas águas, quando a situação é mais crítica”, reforça o diretor de Ruminantes da Trouw Nutrition.

Raphaela Candido
 (+55) 11 3039-4100    (+55) 11 94188-3669
 www.textoassessoria.com.br     raphaela@textoassessoria.com.br


Compartilhar