Governador anuncia Patrícia Cozzolino como nova secretária de Assistência Social e Direitos Humanos

Governador anuncia Patrícia Cozzolino como nova secretária de Assistência Social e Direitos Humanos

27 de janeiro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Assistência Social lgomes 25/janeiro/2023 11:10 am Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

O governador Eduardo Riedel anunciou, nesta quarta-feira (25), o nome de Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira como nova secretária de Assistência Social e Direitos Humanos. Ela estava no cargo de defensora pública-geral. Sua nova missão será conduzir programas sociais importantes como o “Mais Social” e “Energia Social: Conta de Luz Zero” e outras ações dentro da pasta.

“Ela vai assumir um cargo estratégico no Estado para defender as pessoas mais vulneráveis. Escolhemos a Patrícia por ter total competência e capacidade para conduzir a pasta, que tem programas essenciais de transferência de renda, mas que queremos ir além, ousar muito mais. Somos o Estado que mais cresce no Brasil, e nosso compromisso é não deixar nenhum sul-mato-grossense para trás”, afirmou o governador.

Riedel elogiou a coragem de Patrícia para deixar a chefia da Defensoria Pública, para assumir este novo desafio. “Viemos aqui na Defensoria buscar nossa nova secretaria, sei como não é fácil para ela deixar esta instituição, mas agora ela vai contribuir dentro do Governo levando toda a sua experiência”.

Patrícia Cozzolino disse que vai dar o máximo para oferecer um serviço de excelência. “Foi uma decisão difícil e até demorada, onde aceitei este desafio para trabalhar principalmente para atender a camada de extrema pobreza da população. Fiz esta escolha para ter a oportunidade de expandir ainda mais o serviço que fazia na Defensoria”, completou.

Pedido

O governador fez questão de se reunir nesta quarta-feira (25) com o Conselho Superior da Defensoria Pública, justamente para pedir a cedência de Patrícia Cozzolino para fazer parte do Governo do Estado. “Vim aqui buscar o aval deste conselho, para que ela agora possa dar esta grande contribuição ao Estado”.

O presidente do Conselho, o defensor-público Homero Lupo Medeiros, elogiou a atitude do governador em ir pessoalmente pedir a cedência da nova secretária. “Isto mostra respeito e compromisso com a Defensoria. O governador veio aqui pessoalmente fazer este pedido. A ida de Patrícia (Cozzolino) ao Governo será muito importante para Mato Grosso do Sul por sua capacidade, visão estrutural e de mundo”.

Homero Lupo Medeiros vai assumir a função defensor público-geral em exercício, até a realização da nova eleição da Defensoria Pública, que deve ter edital publicado na próxima segunda-feira (30) com as regras e período de inscrição dos candidatos.

Currículo:

Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira: Graduada em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso, a defensora pública é professora convidada em diversos cursos de pós-graduação. Doutora em direito processual civil pela PUC/SP, mestra em direito constitucional e especialista em direito processual penal.

Entrou na Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul em 1997 e atuou como defensora em cidades como Rio Verde de Mato Grosso, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas e Campo Grande. Foi Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública e primeira subdefensora-geral do Estado. Assumiu o cargo de defensora pública-geral em maio de 2021.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm


Compartilhar