Mapeamento cognitivo contribui para a identificação do perfil ideal em processos seletivos

Mapeamento cognitivo contribui para a identificação do perfil ideal em processos seletivos

1 de fevereiro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Embora encontrar os perfis mais adequados às vagas seja desafiador, a tecnologia tem permitido que essa tarefa seja facilitada com o uso de ferramentas que apoiam as tomadas de decisão na hora de selecionar as pessoas. 

Como exemplo, podemos citar a ANA, ferramenta desenvolvida pela Avulta em parceria com o Grupo Cia de Talentos que realiza o mapeamento cognitivo de quem participa dos processos seletivos. 

A ANA 

A ferramenta foi desenvolvida com base na neurociência e na neuropsicologia cognitiva e seu mapeamento é realizado de forma digital e interativa, a partir de jogos que apresentam estímulos e observam as reações e estratégias de resposta de quem a utiliza. 

A ANA avalia 3 das habilidades que fazem parte das nossas funções executivas (atenção sustentada, manutenção do tempo e metacognição), que dizem respeito às capacidades mentais que usamos todos os dias para aprender, trabalhar e lidar com os desafios (simples ou complexos) do cotidiano. Elas também permitem uma reflexão de forma atenta, com intenção e propósito no pensamento, direcionado para atingir um objetivo. 

E como é a ANA na prática? 

A ANA é composta por 3 jogos que apresentam estímulos e observam as reações e quais as estratégias de resposta de quem a utiliza. Isso tudo a partir de situações semelhantes às que encontramos na vida real. Como comentamos acima, esse mapeamento é feito para avaliar as seguintes habilidades das nossas funções executivas: 

Atenção sustentada: Capacidade de manter o foco atento com consistência e por um tempo prolongado durante a execução de uma tarefa, mesmo com estímulos rotineiros, prejudiciais ou cansativos. 

Planejamento/priorização: Capacidade de traçar uma rota ou processo para conquistar um objetivo ou finalizar uma atividade; reflete a habilidade de escolher a prioridade de foco. 

Metacognição: Capacidade de autoanálise quanto à própria resolução de tarefas, incluindo habilidades para se autoavaliar e se automonitorar. 

Ganhos do mapeamento do perfil cognitivo 

Quando você identifica a forma de aprendizagem, consegue ter mais assertividade no direcionamento das pessoas às funções e cargos mais compatíveis. Para se ter uma ideia, funções administrativas exigem maior desenvolvimento de planejamento e priorização e organização. Por outro lado, funções comerciais requerem maior desenvolvimento de controle emocional, persistência e memória de trabalho. 

Como é possível perceber, não existe certo ou errado, mas um perfil que se encaixa melhor para a realização de cada atividade.  

Agência Pub


Compartilhar