Piracicaba recebe 2º Simpósio Brasileiro das Pitayas APPIBRAS

Piracicaba recebe 2º Simpósio Brasileiro das Pitayas APPIBRAS

6 de fevereiro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

O evento está marcado para 03 e 04 de março na ESALQ-USP. No dia 05 de março acontecerá um “Dia de Campo” para que os visitantes vejam a cultura de pitaya na prática

Em março de 2023, a Associação dos Produtores de Pitayas do Brasil (APPIBRAS) realiza o 2º Simpósio Brasileiro das Pitayas. A cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, receberá o evento que terá o formato presencial e está previsto para os dias 03 e 04 de março.

A programação contempla a participação de pesquisadores e profissionais altamente qualificados. Nos dias 03 e 04 de março serão realizadas as palestras na sede da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – USP (ESALQ) em Piracicaba, SP.

Já em 05 de março, a organização promove o “Dia de Campo” e os participantes visitarão um pomar de  Pitayas em Indaiatuba para conferir de perto a produção e aprender mais sobre o cultivo da fruta. A APPIBRAS disponibilizará transporte para a atividade, e os interessados poderão adquirir esse ingresso no link.

O evento é voltado para produtores de todo o país que queiram aprender mais sobre essa cultura ou para quem estiver interessado em começar a investir na produção de pitaya. Os ingressos para o simpósio já estão à venda, para mais informações basta acessar: https://www.sympla.com.br/evento/2-simposio-brasileiro-das-pitayas/1784930

Para facilitar a estadia dos participantes do simpósio, a organização fechou uma parceria com dois hotéis da cidade. Os interessados devem acessar o link e garantir o desconto de 8% na hospedagem. 

A Pitaya no Brasil

A pitaya é nativa da América Central e das Américas, e começou a ser cultivada em território nacional há 20 anos. Nos últimos anos, com a busca por uma alimentação mais saudável, aumentou a demanda por frutas e o mercado pelas consideradas exóticas ganhou um impulso, como aponta a pesquisa de Mariana Larrondo Bicca, co-orientanda do professor Dejalmo Prestes no doutorado da UFPEL.

O Brasil produz por ano de 5 a 8 mil toneladas, de acordo com levantamento da APPIBRAS. A versatilidade da pitaya possibilita a plantação da fruta em diversos locais do país. Os estados que mais se destacam na produção são: São Paulo, Pará, Santa Catarina, Minas Gerais e Ceará.

O preço pago ao produtor pelo quilo da fruta pode mudar dependendo da época do ano e da demanda, mas varia entre 5 a 15 reais, sendo uma alternativa promissora para os produtores brasileiros.

Por ser uma fruta de clima tropical, a pitaya está sendo cultivada em todos os estados brasileiros e se adapta bem ao clima temperado. “Hoje nós temos um trabalho muito forte do doutor Fábio Faleiro na criação de novas variedades, ele é pesquisador da Embrapa responsável pelo desenvolvimento de 5 variedades de pitaya”, relata o professor Dejalmo Prestes.

Com todas as características e possibilidades, a fruta pode ser cultivada por pequenos, médios e grandes produtores, e a recomendação do professor é buscar “um profissional devidamente habilitado. Um engenheiro agrônomo e um bom técnico para que acompanhe o seu plantio é o caminho para viabilizar o plantio”, aconselha.

Contexto CTXT


Compartilhar