Redução da Interferência de Radiofrequências em Receptores é Fundamental para Gestão de Espectro

Redução da Interferência de Radiofrequências em Receptores é Fundamental para Gestão de Espectro

8 de fevereiro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Novo relatório da 5G Americas analisa avanços no desempenho de receptores de radiofrequências através de abordagens inteligentes e voluntários do setor e regulamentação

BELLEVUE, Wash – 08 de fevereiro do ano 2023 – A comunicação sem fio depende de sistemas de radiofrequência (RF) que transmitem e recebem sinais de rádio, significando que o transmissor e o receptor são fatores chaves para inovar no uso eficiente dessas frequências. A 5G Americas, a voz da 5G e 4G LTE para as Américas, anunciou hoje a divulgação do relatório “Desempenho de Receptores de Radiofrequência, uma análise técnica pontual do desempenho de receptores, acompanhada por recomendações da 5G Americas que levam em consideração a recente FCC Notice of Inquiry (uma espécie de consulta pública) de 2022.

Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, disse: “O desempenho do receptor é dinâmico. É parte de um processo de evolução que acompanha o crescimento do ecossistema e congestionamento do espectro. A 5G Americas está apresentando algumas recomendações para o desenvolvimento de soluções positivas porque além de ser um recurso importante, as radiofrequências são influenciadas pelo desempenho do receptor”.

O uso eficiente dessas frequências exige transmissores e receptores que funcionam corretamente e apresentam a capacidade de atender à crescente demanda por capacidade de rede. Nos EUA, as regras atuais estão principalmente focadas em transmissores, e a inclusão de restrições para compensar o desempenho inadequado de receptores mais antigos pode ser contraprodutiva. Qualquer avanço no desempenho dos receptores terá que lidar com vários fatores, como os aspectos técnicos, a coexistência entre usuários das frequências e políticas setoriais. 

O relatório Desempenho de Receptores de Radiofrequência apresenta uma análise técnica do desempenho de receptores e inclui algumas recomendações específicas, contribuindo para soluções positivas para assegurar a coexistência de setores durante esse processo de aprimoramento e ajudar a formulação de políticas públicas. 

Alguns dos tópicos nesse relatório da 5G Americas sobre os padrões para receptores incluem:

  • O problema básico de interferência fora de banda (Efeito do sinal de filtragem e transmissão do receptor); 
  • Trabalhos anteriores e atuais de padronização dos receptores
  • Outros estudos, análises e memorandos relevantes;
  • Informações técnicas (Sensibilidade, linearidade, alcance dinâmico, razão de proteção, seletividade, bloqueio e sobrecarga e rejeição de respostas espúrias);
  • O impacto do receptor sobre a coexistência;
  • Questões políticas e setoriais;
  • Política de Limites de Interferência; e
  • Recomendações técnicas e políticas da 5G Americas.

Ali Khayrallah, Assessor Técnico Sênior da Ericsson disse, “O autopoliciamento, quando realizado de forma efetiva, evita a necessidade de regulamentação de setores como redes móveis onde já existe um sistema dinâmico de padronização que funciona bem, além de forças de mercado que incentivam a atualização de equipamentos para melhorar o desempenho. No entanto, em outros setores que não possuem esses mecanismos a regulamentação pode ser necessária”. Ele continuou: “Um diálogo constante entre todas as partes interessadas, ou seja, os setores, agências de regulamentação e os usuários atuais e futuros das radiofrequências é uma forma de fomentar a inovação e continuar aproveitando tudo que as radiofrequências tenham a oferecer”.

FAÇA O DOWNLOAD DO RELATÓRIO

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson,, Liberty Latin America, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware e WOM.

Comuniquese,.


Compartilhar