Garimpeiros atacam base federal da aldeia indígena Palimiú, em Roraima

Garimpeiros atacam base federal da aldeia indígena Palimiú, em Roraima

24 de fevereiro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Repórter Brasil Tarde

No AR em 24/02/2023 – 12:15 – Foto: Reprodução

A base federal da aldeia indígena Palimiú, na região Yanomami, em Roraima, sofreu ataques de garimpeiros. Esse ataque motivou um pedido de reforços na segurança do local, apresentado à Polícia Federal.

Segundo informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), garimpeiros armados furaram o bloqueio montado no rio Uraricoera e atiraram contra agentes do órgão que abordaram uma das embarcações.

Os fiscais revidaram. Durante o tiroteio, um dos garimpeiros ficou ferido e foi detido pela Polícia Federal.

O local, alvo dos ataques, serve para barrar a entrada de embarcações clandestinas no território. De acordo com o Ibama, a tentativa de invasão foi programada.

O presidente do instituto, Rodrigo Agostinho, afirmou que todos os que tentarem furar o bloqueio serão presos, já que a determinação do presidente Lula é acabar com o garimpo ilegal.

A segurança dessa base de controle é feita por agentes da Força Nacional da Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama.

O espaço aéreo sobre o local será fechado no dia 6 de abril e as ações da Polícia Federal serão intensificadas a partir da próxima semana.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve no programa de rádio A Voz do Brasil nessa quinta-feira (23) e adiantou que o programa Mais Médicos vai atender a etnia Yanomami. 


Compartilhar