Golpe no Instagram engana usuários com contas falsas de conteúdo adulto

Golpe no Instagram engana usuários com contas falsas de conteúdo adulto

27 de fevereiro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Criminosos divulgam link que pede dados do cartão de crédito em troca de conteúdo adulto

Um novo tipo de golpe está assustando usuários do Instagram, que passaram a ter perfis falsos com seus nomes e fotos oferecendo 30 dias grátis de conteúdo adulto acessando o link da bio. Foi o que aconteceu com Ruan Fernandes, que teve uma conta na rede social utilizando suas fotos e prometendo oferecer conteúdos eróticos como se fosse ele.

O link feito pelos criminosos leva a um site de conteúdo adulto e lá o interessado deve fazer um cadastro em que é solicitado os dados do cartão de crédito. Inicialmente, é oferecida uma assinatura sem custos para os interessados no conteúdo. No entanto, também são disponibilizados pacotes por 3 ou 6 meses.

“Acordei e levei um susto com tantas pessoas me perguntando se eu estou vendendo conteúdo adulto ou se era um perfil falso. A partir daí comecei a divulgar nos stories do Instagram para alertar, pois eles seguiram quase todo mundo que me acompanha na rede social”, comentou Ruan.

No perfil falso, além da biografia informando sobre o link, os criminosos também postam stories com a foto da pessoa e uma legenda, no caso de Ruan a legenda foi: “Bem-vindo à minha conta de backup. Então é isso, pessoal. Isso é o que todos estavam esperando! Estou aumentando meus JustForFans agora, então coloquei 30 dias de acesso gratuito para 70 convidados apenas para aumentar minha classificação”. Junto do texto também tem o link para a página que coleta os dados do cartão.

Para a advogada criminalista Nívea Gonçalves, o objetivo do novo golpe é enganar as pessoas através da curiosidade, principalmente por envolver a promessa de um conteúdo adulto. As pessoas que praticam este golpe podem responder na Justiça pelos crimes de falsa identidade e estelionato virtual.

“Além disso, se for capaz de descobrir a identidade do autor dos golpes, as vítimas também podem entrar com processo de danos morais, mesmo que o conteúdo veiculado no site seja de outra pessoa, acontece o dano à imagem do indivíduo”, pontua Nívea Gonçalves, que também é professora do Centro Universitário UniFTC Salvador.

Caso tenha um perfil falso utilizando sua foto ou de algum conhecido, a especialista orienta que se faça a denúncia para o Instagram e avise nos stories que se trata de uma conta falsa. Além disso, também aconselha-se a procurar um advogado e ir direto para uma delegacia fazer um boletim de ocorrência, levando o máximo de provas como prints ou o próprio link do golpe.

UniFTC


Compartilhar