FiChips Food mostra como é possível manter a padronização em redes de franquias de alimentação

FiChips Food mostra como é possível manter a padronização em redes de franquias de alimentação

2 de março de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

A logística é uma das maiores dificuldades para quem trabalha no segmento de alimentação, porém, a franquia de culinária inglesa conta como é possível vencer algumas barreiras para manter padronização em todas as unidades

A padronização é indispensável no franchising, porque é através dela que os franqueados manterão os padrões de qualidade exigidos pela franqueadora. A padronização possibilita desde a identificação da marca em diferentes locais, o que traz mais visibilidade para o negócio, até mesmo na gestão da operação e suporte.

Mas e no segmento de alimentação, como manter os serviços padronizados? Hermes Bernardo, CEO e fundador da rede de franquias FiChips Food – primeira e maior franquia do Brasil especializada em fast-food com pratos típicos do Reino Unido – conta que nesse segmento é fundamental analisar a qualidade dos insumos que serão utilizados na preparação dos alimentos. Trata-se de um processo de desenvolvimento de fornecedores.

Com 90 unidades, sendo 25 em operação espalhadas por cinco estados, o empresário conta que preferiu adotar a estratégia de compras com fornecedores homologados regionais e centralizados, como operadores logísticos. A entrega dos produtos, na maioria das vezes, é semanal e de acordo com a demanda de entrada e saída de produtos. “Nós organizamos para que os itens mais perecíveis como hortaliças e proteínas sejam comprados nos fornecedores regionais, e itens menos perecíveis centralizar nos operadores logísticos”, revela.

Trabalhar com alimentação não é algo tão fácil em algumas situações, pois pode haver dificuldade na busca por determinado alimento, muitas vezes ligado à questão da sazonalidade. Porém, Hermes conta que quando isso ocorre dentro de alguma das unidades a responsabilidade fica por conta da franqueadora encontrar a melhor condição e oportunidade para os franqueados, assim como também capacitar fornecedores regionais aos padrões da franquia, como por exemplo, as sobremesas e a padronização de cortes de proteínas.

“Um dos pilares do franchising é a padronização de produtos e processos, e a garantia da replicação é o que traz a segurança ao consumidor que conhece nossas lojas em cada experiência presencial ou no delivery. Esta busca por melhorias de processos e por regularidade de nossos padrões se faz necessária em caráter especial dentro da FiChips”, conta o empresário.

Unindo forças através de parcerias

A FiChips tem como carro-chefe o prato típico britânico de peixe empanado com batata frita. Para trazer essa culinária que é sucesso no Reino Unido e que caiu no gosto dos brasileiros, a rede adotou algumas parcerias de grandes indústrias para manter a qualidade no seu cardápio.

A rede criou parceria com a maior indústria de batatas do país, a Bem Brasil, responsável por fornecer as batatas e derivados como é o caso dos anéis de cebola empanados, além da Coca-Cola e também a Germânia em SP, que é responsável pelo chopp no estado paulista.

“O intuito de nos posicionarmos sempre ao lado de grandes marcas de mercado, nos garante a chancela de padronização e atendimento nível Brasil, e isso traz a segurança para o franqueado que compra nosso modelo de negócio, já com a garantia de qualidade”, afirma o CEO da rede de franquias.

Manutenção da padronização

Outra estratégia adotada pela franquia FiChips como uma manutenção na padronização é a visita periódica de uma nutricionista nas operações da rede. Essa especialista faz o trabalho em controle de qualidade e segurança alimentar para o time de consultoria da franquia, que consequentemente acaba auxiliando na manutenção de padrões regidos pela Anvisa, bem como aos padrões de qualidade da franqueadora.

“Esta consultoria já trouxe resultados para a marca e conseguimos evoluir exponencialmente no que se refere à segurança para nossos clientes, assertividade na escolha de fornecedores homologados e também a garantia de padrão em todas unidades FiChips”, enfatiza Hermes.

Ao adentrar no negócio, o franqueado recebe todo um treinamento com o passo a passo de como deve ser preparado e organizado a cozinha. É nesse procedimento operacional que a franqueadora prepara toda a equipe para seguir processos e padrões importantes, desde a maneira clara e objetiva das atividades, até especificações técnicas como preparação do cardápio, manuseio dos alimentos e equipamentos, tempo, conservação dos produtos, controle da higienização, compra dos insumos e organização.

“Como todas as franquias existentes no franchising, a manutenção de padrões sempre foi e ainda continua sendo um trabalho recorrente e com grande valor para a rede, visto que com o tempo se encontram melhorias de processos, produtos com maiores margens de lucratividade e até a qualificação de novos fornecedores em níveis gerais. E para que este trabalho seja produtivo e evolutivo, se faz de extrema importância a regularidade nas consultorias de campo e treinamentos frequentes ao time das unidades, para que o mesmo produto seja feito com os mesmos processos em todas as unidades”, finaliza Hermes Bernardo, CEO e fundador da FiChips Food.

Sobre a FiChips Food

A FiChips Food é uma rede de franquias brasileira de fast-food de prato especializado na culinária do Reino Unido, que nasceu como o primeiro fast-food de filé de peixe empanado com batatas fritas do Brasil, e desde então vem ganhando o mercado local. A franquia, que se tornou a maior do país com a culinária inglesa, trabalha com cinco modelos de negócios: delivery para cidades até 50 mil habitantes, container, shopping, quiosque e loja de rua em formato de pub, com investimento inicial a partir de R$ 162 mil, e retorno do investimento previsto entre 14 e 24 meses, além de contar com alta rentabilidade e fácil gestão. Todos os modelos são habilitados para trabalhar delivery e possui um cardápio único, com opções para todas as horas do dia, incluindo menu elaborado para crianças. www.fichips.com

Fatos & Ideias Com,.


Compartilhar