Discussão técnica sobre pecuária de corte incentiva solidariedade entre os participantes

Discussão técnica sobre pecuária de corte incentiva solidariedade entre os participantes

3 de março de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

No dia 08 de março, próxima quarta-feira, a Embrapa e parceiros promovem evento técnico sobre pecuária de corte cujos valores arrecadados nas inscrições serão revertidos para a obra da construção do Hospital de Amor em Palmas-TO. É uma maneira encontrada pela empresa de, ao mesmo tempo, divulgar informações técnicas a respeito de uma das principais cadeias produtivas do Tocantins e praticar a solidariedade.

O Painel ABC Corte: Mercado Pecuário é prioritariamente voltado a pecuaristas e técnicos da região. No entanto, estudantes e outros públicos interessados em pecuária de corte são bem-vindos. O evento é uma ação do programa ABC Corte, coordenado pela Embrapa, com atuação no Tocantins e em estados vizinhos e que vem colaborando para o aprimoramento da cadeia produtiva da pecuária de corte na região. Pedro Alcântara é zootecnista, atua na transferência de tecnologia da Embrapa e lidera o programa.

Segundo Pedro, “o objetivo (do evento) é demonstrar o engajamento, o comprometimento das pessoas que estão dentro do programa ABC Corte para o desenvolvimento da atividade no estado do Tocantins e comunicar que os nossos participantes estão disponíveis para atender o produtor e tentar auxiliá-lo na transformação para uma atividade mais sustentável do ponto financeiro (pra produzir com menor custo a pasto), do ponto de vista da sustentabilidade ambiental e social também”.

Ele explica que “o ABC Corte está, desde 2017, gerando indicadores para subsidiar o produtor na sua tomada de decisão quanto a intervenções em áreas de pastagens e adoção de tecnologias na área de produção a pasto. É um pouco disso que vamos levar pros produtores no evento”. Hoje, o programa tem uma rede de técnicos periodicamente capacitados que atuam nas chamadas Unidades de Referência Tecnológica (URTs), propriedades rurais que reservam parte de suas áreas para a implantação e o acompanhamento de tecnologias sustentáveis e específicas para aquelas áreas. Essas URTs servem como espaços para visitas programadas e divulgações para outros produtores rurais da mesma região.

Informação técnica e solidariedade – Mas o ABC Corte pretende ir além de incentivar a adoção de tecnologias sustentáveis na pecuária de corte do Tocantins e de estados vizinhos. Pedro aprova parcerias com instituições que promovem voluntariado e solidariedade: “toda a equipe envolvida nesse programa acha que isso é fundamental. A gente está trabalhando com sustentabilidade social, que está muito relacionado a isso. Já há algum tempo, vínhamos pensando em formas de incrementar esse lado no projeto e a gente vai testar esse modelo com o Hospital de Amor”.

Para Gustavo Ruza, administrador do Hospital de Amor Tocantins, “com certeza essa parceria com a Embrapa é de grande relevância, só vem reforçar a credibilidade do Hospital de Amor perante os setores públicos e privados… pois essa construção do Hospital de Amor do Tocantins irá salvar muitas vidas”. De acordo com ele, “o agronegócio tem sido um grande parceiro do Hospital de Amor e nele se destaca a pecuária, que tem um engajamento muito forte na realização de leilões em todo o estado”.

A ideia, segundo Pedro, coordenador do ABC Corte, é que o programa promova outros eventos na mesma linha de colaboração com instituições com atuação social. No caso do evento do próximo dia 08, há também o simbolismo do Dia Internacional da Mulher: “temos uma participação feminina importante no nosso programa, mas a gente quer ter cada vez mais; quer que as mulheres se sintam bem-vindas, se sintam à vontade, tanto produtoras como técnicas”, finaliza.

O Painel ABC Corte: Mercado Pecuário vai acontecer no auditório da Administração Regional do Sesc Tocantins, que fica na Avenida Teotônio Segurado, Quadra 301 Norte. Confira a programação do evento:

18h30 às 18h50 – Recepção e entrega de material

18h50 às 19h – Abertura

19h às 19h45 – Expectativas para o mercado do boi gordo e principais desafios do setor, com Rafael Ribeiro de Lima Filho, assessor técnico de pecuária de corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

19h45 às 20h45 – Perspectivas para o mercado de fertilizantes, com Gabriela Fontanari, especialista em inteligência de mercado da Yara Fertilizantes

20h45 às 21h15 – Programa ABC Corte: promovendo a intensificação sustentável da pecuária, com Leonardo Simões de Barros Moreno, pesquisador da EmbrapaAs inscrições custam R$ 50,00. Mais informações podem ser obtidas na página https://www.embrapa.br/pesca-e-aquicultura/busca-de-eventos/-/evento/473689/painel-abc-corte-mercado-pecuario.

Clenio Araujo (6279/MG)
Embrapa Pesca e Aquicultura

Contatos para a imprensa
pesca-e-aquicultura.imprensa@embrapa.br
Telefone: (63) 3229-7836


Compartilhar