No Centro-Oeste, mais 24 cidades poderão receber infraestrutura para 5G

No Centro-Oeste, mais 24 cidades poderão receber infraestrutura para 5G

22 de março de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Foto: arquivo/Três Lagoas-MS foi uma das cidades agraciadas

Instalação foi autorizada para 195 novos municípios em 21 estados brasileiros 

Foi autorizada, nesta quarta-feira (22), a instalação de infraestrutura para o 5G em mais 24 cidades na região Centro-Oeste.

A decisão – que começa a valer a partir de segunda-feira (27) – possibilita que as operadoras possam solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nestas localidades.

No total, 195 municípios em 21 estados receberam a liberação. 

A decisão ocorreu durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), criado pelo Edital do 5G.

O Ministério das Comunicações (MCom) integra o grupo. 

“Estamos acompanhando esse processo de liberação da faixa para o 5G e a implementação da tecnologia em todo o país. Temos avançado na discussão para que as operadoras possam oferecer este serviço o mais rápido possível e com qualidade. Dessa forma, conseguiremos promover cada vez mais uma inclusão digital digna a todos os cidadãos”, destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. 

No total, 682 municípios já efetuaram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptas a implementar o serviço.

A estimativa é de que ao final deste semestre, cerca de 1,6 mil cidades já tenham sido liberadas para receber a infraestrutura da rede 5G. 

O Mato Grosso foi o estado com o maior número de autorizações, totalizando 11 municípios. São eles: Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Poconé, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Tangará da Serra.

Em Goiás foram 10 cidades autorizadas, sendo Anápolis, Catalão, Cumari, Damolândia, Goiandira, Itumbiara, Jataí, Leopoldo de Bulhões, Nova Aurora e Rio Verde.

Mato Grosso do Sul teve apenas três cidades: Angélica, Dourados e Três Lagoas. 

As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku.

O edital do leilão também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico — lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal. 

IMPLANTAÇÃO – A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025.

A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.

Ascom MCom
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério das Comunicações
imprensa@mcom.gov.br • (61) 2027.5530

SIGA O MCOM NAS REDES: @mincomunicacoes


Compartilhar